Pronunciamento de Nelsinho Trad em 26/11/2024
Pela ordem durante a 167ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Críticas à declaração do CEO do Carrefour sobre a qualidade das carnes do Brasil. Destaque para a forte reação dos frigoríficos, do governo e dos senadores.
- Autor
- Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
- Nome completo: Nelson Trad Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca },
Assuntos Internacionais:
- Críticas à declaração do CEO do Carrefour sobre a qualidade das carnes do Brasil. Destaque para a forte reação dos frigoríficos, do governo e dos senadores.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/11/2024 - Página 79
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
- Outros > Assuntos Internacionais
- Indexação
-
- CRITICA, DECLARAÇÃO, REPRESENTANTE, SUPERMERCADO, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, QUALIDADE, CARNE BOVINA, PRODUÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMERCIALIZAÇÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
- ELOGIO, RESPOSTA, OPOSIÇÃO, PROPRIETARIO, FRIGORIFICO, SENADOR, GOVERNO BRASILEIRO, DECLARAÇÃO, REPRESENTANTE, SUPERMERCADO, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, QUALIDADE, CARNE BOVINA, PRODUÇÃO, BRASIL, COMERCIALIZAÇÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu vou falar daqui mesmo, já que V. Exa. me concedeu...
V. Exa. sabe, inclusive votou em mim para ser o chefe da delegação brasileira no Parlasul... Nós temos uma reunião marcada no dia 9 de dezembro, lá em Montevidéu. E não poderia ser diferente entrar na pauta das discussões e do debate a infeliz declaração feita pelo CEO do Carrefour, refutando as carnes do Mercosul, em especial as do Brasil. Uma declaração desastrosa que, a partir do momento em que foi feita e foi rompido o pacto de comércio entre as partes da noite para o dia, gerou um prejuízo para os produtores brasileiros e também do Mercosul.
Houve uma reação muito forte em cadeia dos frigoríficos, dos produtores, do próprio Governo, dos Senadores. A ex-Ministra Tereza Cristina, nossa Senadora, foi muito enfática nessa questão e, através da nossa Comissão de Relações Exteriores, convidou o Embaixador da França no Brasil para se pronunciar no âmbito da Comissão, assim como o representante do Carrefour no nosso país.
E eu quero dizer a V. Exa. o seguinte: nós não vamos aceitar uma situação como essa de degradação, de colocar no nível mais baixo os nossos produtos, sendo que isso não é merecido.
O empresário que se organizou, que se qualificou, que teve, através de inspeção sanitária, referenciado o seu produto para exportar para a Europa, foi duramente atingido. Então, eu estou aqui para sair em defesa dos produtores brasileiros e dizer que vou levar esse assunto ao Parlamento do Mercosul no dia 9 de dezembro, para que essa injustiça possa ser reparada.
Se houve algum desacordo comercial, se a França não quer assinar o acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia, ela tem todo o direito de fazer isso. Agora, vir usar como pano de fundo uma desculpa esfarrapada dessa, dizendo que a nossa carne não tem qualidade, que a nossa carne está fora dos padrões exigidos, isso, no mínimo, foi uma declaração extremamente infeliz por parte desse CEO. Era isso que eu queria registrar, Sr. Presidente.