Pela ordem durante a 167ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à declaração do CEO do Carrefour sobre a qualidade das carnes do Brasil. Destaque para a forte reação dos frigoríficos, do governo e dos senadores.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Assuntos Internacionais:
  • Críticas à declaração do CEO do Carrefour sobre a qualidade das carnes do Brasil. Destaque para a forte reação dos frigoríficos, do governo e dos senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2024 - Página 79
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • CRITICA, DECLARAÇÃO, REPRESENTANTE, SUPERMERCADO, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, QUALIDADE, CARNE BOVINA, PRODUÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMERCIALIZAÇÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
  • ELOGIO, RESPOSTA, OPOSIÇÃO, PROPRIETARIO, FRIGORIFICO, SENADOR, GOVERNO BRASILEIRO, DECLARAÇÃO, REPRESENTANTE, SUPERMERCADO, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, QUALIDADE, CARNE BOVINA, PRODUÇÃO, BRASIL, COMERCIALIZAÇÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu vou falar daqui mesmo, já que V. Exa. me concedeu...

    V. Exa. sabe, inclusive votou em mim para ser o chefe da delegação brasileira no Parlasul... Nós temos uma reunião marcada no dia 9 de dezembro, lá em Montevidéu. E não poderia ser diferente entrar na pauta das discussões e do debate a infeliz declaração feita pelo CEO do Carrefour, refutando as carnes do Mercosul, em especial as do Brasil. Uma declaração desastrosa que, a partir do momento em que foi feita e foi rompido o pacto de comércio entre as partes da noite para o dia, gerou um prejuízo para os produtores brasileiros e também do Mercosul.

    Houve uma reação muito forte em cadeia dos frigoríficos, dos produtores, do próprio Governo, dos Senadores. A ex-Ministra Tereza Cristina, nossa Senadora, foi muito enfática nessa questão e, através da nossa Comissão de Relações Exteriores, convidou o Embaixador da França no Brasil para se pronunciar no âmbito da Comissão, assim como o representante do Carrefour no nosso país.

    E eu quero dizer a V. Exa. o seguinte: nós não vamos aceitar uma situação como essa de degradação, de colocar no nível mais baixo os nossos produtos, sendo que isso não é merecido.

    O empresário que se organizou, que se qualificou, que teve, através de inspeção sanitária, referenciado o seu produto para exportar para a Europa, foi duramente atingido. Então, eu estou aqui para sair em defesa dos produtores brasileiros e dizer que vou levar esse assunto ao Parlamento do Mercosul no dia 9 de dezembro, para que essa injustiça possa ser reparada.

    Se houve algum desacordo comercial, se a França não quer assinar o acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia, ela tem todo o direito de fazer isso. Agora, vir usar como pano de fundo uma desculpa esfarrapada dessa, dizendo que a nossa carne não tem qualidade, que a nossa carne está fora dos padrões exigidos, isso, no mínimo, foi uma declaração extremamente infeliz por parte desse CEO. Era isso que eu queria registrar, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2024 - Página 79