Pronunciamento de Flávio Arns em 26/11/2024
Pela ordem durante a 167ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
- Autor
- Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
- Nome completo: Flávio José Arns
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Agradeço, Sr. Presidente.
Quero me associar aos argumentos do amigo Nelsinho Trad, da Senadora Tereza Cristina e dizer para todos que nós não podemos, de fato, aceitar uma desculpa que não venha em relação ao cerne da questão: demonstrar que a carne brasileira é uma carne que obedece, com todo o rigor, os critérios técnicos – há décadas acontece isso, como foi também colocado – e que o agro brasileiro tem toda a condição de dar aulas para a França. A França tem que aprender, com o agro brasileiro, o que deve ser feito. Não há... Isto aqui deveria exatamente ser o contrário, não é? O agronegócio brasileiro, particularmente na produção da carne, tem toda a condição de ensinar para o mundo, fruto de um trabalho sério, responsável, de pesquisa, de anos com produtividade aumentando a cada ano, seja na carne, seja na semente, seja na plantação, seja onde for!
Então, nesse sentido, o Governo brasileiro tem que ser realmente enfático em dizer... Porque não é só a França, é a repercussão que isso pode causar na França, no Carrefour; afinal, há uma pessoa desinformada, que é o CEO do Carrefour. O Carrefour no Brasil está sofrendo por causa de uma pessoa desinformada na França, só que tem que haver uma posição definitiva, séria, adequada do Governo brasileiro, para que isso não repercuta em outros países, mas para que se repercuta, sim, a posição do nosso país na defesa dos seus interesses.
Então, quero me associar, parabenizar, e penso que o assunto aqui dentro do Congresso está bem encaminhado no sentido de não aceitação, de exigência de explicações mais adequadas, e isso tem que ser reforçado por uma atitude adequada em relação a esse assunto por parte do Executivo.
Obrigado, Sr. Presidente.