Pronunciamento de Jayme Campos em 27/11/2024
Pela ordem durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a assinatura do ato de internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá-MT, pelo Superintendente da Receita Federal, Lindemberg Baltazar.
- Autor
- Jayme Campos (UNIÃO - União Brasil/MT)
- Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Infraestrutura,
Transporte Aéreo,
Turismo:
- Considerações sobre a assinatura do ato de internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá-MT, pelo Superintendente da Receita Federal, Lindemberg Baltazar.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/11/2024 - Página 35
- Assuntos
- Infraestrutura
- Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
- Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Turismo
- Indexação
-
- REGISTRO, ASSINATURA, ATO, INTERNACIONALIZAÇÃO, AEROPORTO, MARECHAL RONDON, CUIABA (MT), SUPERINTENDENTE, RECEITA FEDERAL, INCENTIVO, TURISMO, INVESTIMENTO, CRIAÇÃO, EMPREGO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC), HOMENAGEM, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), SECRETARIA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.
O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, antes de mais nada, quero saudar aqui os nossos Vereadores Mirins do Estado de Santa Catarina, aqui encaminhados a este Plenário pelo eminente e grande Senador Esperidião Amin. Sejam bem-vindos, essa juventude bonita, porque, com certeza, o Brasil vai depender muito de vocês.
Mas, Sr. Presidente, eu quero dar uma boa notícia. Quero registrar, com muita alegria, que o Superintendente da Receita Federal do Brasil, o senhor cidadão, companheiro, amigo Lindemberg Baltazar, acabou de assinar o ato de internacionalização do Aeroporto de Cuiabá.
Estamos falando de um sonho de décadas tanto para os cuiabanos quanto para a população mato-grossense. Pela localização geográfica de Mato Grosso, podemos nos tornar um grande polo aeroviário do Brasil, com a criação de novas rotas comerciais, especialmente para o mercado andino, que abrange cerca de 180 milhões de pessoas.
A internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon também vai atrair grandes redes hoteleiras, de olho no crescimento do turismo estadual, com atração de investimentos, geração de emprego e renda.
Mato Grosso vai, a partir de agora, receber voos internacionais, o que será muito importante para desenvolver ainda mais o nosso estado. Tal conquista é mais um elo para fortalecer a ligação do nosso estado com os demais países da América do Sul.
Cumprimento todos os órgãos envolvidos nesta conquista, como a Receita Federal, a Anvisa e todo o Governo de Mato Grosso, como também a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, na pessoa do Secretário Cesar Miranda.
Vamos agora cobrar, com agilidade, a Anac. A Anac é muito importante para nós cumprirmos os trâmites legais, ou seja, os trâmites finais do processo. E dessa forma, tirar do papel essa almejada conquista, que é a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá.
De forma, Sr. Presidente, que para nós, é uma notícia bastante alvissareira, até porque há anos e anos, nós estamos lutando para que, de fato, concretizássemos esse sonho de todos nós mato-grossenses.
Já havia lá um aeroporto internacional de Cuiabá, na verdade, era em Várzea Grande, a minha cidade, mas de fato e de direito, não estava concretizado. Agora, até que enfim, após a reforma, a ampliação, as melhorias das instalações do aeroporto lá, o nosso Marechal Rondon ficou, com certeza, um dos melhores aeroportos do Brasil, o que vai permitir a sua internacionalização. E quem vai ganhar, com certeza, é o povo mato-grossense.
De forma que estamos de parabéns e aguardando apenas a finalização do processo pela Anac.
Muito obrigado, Sr. Presidente.