Pronunciamento de Chico Rodrigues em 18/12/2024
Discurso durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Relato das ações parlamentares desenvolvidas por S. Exa. durante o ano legislativo de 2024, especialmente em prol da população do Estado de Roraima.
- Autor
- Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
- Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca },
Atividade Política,
Educação,
Infraestrutura,
Saúde:
- Relato das ações parlamentares desenvolvidas por S. Exa. durante o ano legislativo de 2024, especialmente em prol da população do Estado de Roraima.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/12/2024 - Página 26
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
- Outros > Atividade Política
- Política Social > Educação
- Infraestrutura
- Política Social > Saúde
- Indexação
-
- PRESTAÇÃO DE CONTAS, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ESTADO DE RORAIMA (RR), EMENDA PARLAMENTAR, AGRICULTURA FAMILIAR, COMUNIDADE INDIGENA, SAUDE, AQUISIÇÃO, AMBULANCIA, UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI), INFRAESTRUTURA, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, EDUCAÇÃO.
O SR. CHICO RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR. Para discursar.) – Senador Mecias de Jesus, que preside agora esta sessão, Senadoras presentes, Senadores presentes, como de praxe entre todos nós nas últimas sessões do ano – e acredito que esta deverá ser a última sessão deliberativa, poderá ser a última deliberativa do ano –, gostaria também de fazer uma rápida prestação de contas deste ano laborioso que tivemos, com muito trabalho, com muitas ações pelo nosso estado e pelo Brasil.
Eu diria que esse périplo que praticamos, procurando sempre buscar benefícios para os nossos estados que representamos, tenho certeza de que tem sido importante. A população tem acompanhado o nosso trabalho e tem visto a nossa dedicação, tem visto o nosso empenho e a nossa luta mesmo pelo Estado de Roraima. Eu diria que muitas questões este ano foram atendidas, outras estão, na verdade, na dependência de novos recursos, mas o importante é que cada um de nós tem feito a sua atividade parlamentar se transformar em resultados. Na verdade, eu tenho essa tranquilidade, eu tenho a consciência de que, a cada dia, nós estamos nos dedicando mais ainda para atender as demandas reprimidas dos nossos estados.
Então, como Senador da República, nós, que representamos a Federação, esta Casa, que representa a Federação e cada um de nós individualmente os seus estados, nós temos o compromisso de fazer com que o mandato seja um largo estuário de benefícios para o nosso povo e a nossa gente. O no nosso estado, que é composto aproximadamente de 700 mil pessoas na capital e no interior, tem realmente tido esse braço forte, essa mão amiga nossa, como é o jargão do Exército – "Braço forte, mão amiga" –, no sentido de cada vez mais levarmos esses benefícios que a população dos nossos estados demanda.
Só para vocês terem uma ideia, neste ano de 2024 aqui antes eu faria parênteses, quando, às vezes, há críticas às emendas apresentadas pelos Parlamentares, sejam Deputados Federais, sejam Senadores, V. Exas. e a população brasileira que nos assistem neste momento vão ter ideia do que nós fazemos, porque nós entendemos a demanda na base, nós sabemos do que precisa o município, do que precisa uma comunidade, do que precisa a prefeitura da capital, do que precisa o Governo do Estado: de recursos adicionais para melhor fazer aquelas ações que chegam até à ponta, que chegam até à população, que chegam até àqueles pontos que são mais demandados.
Vejam: foram mais de 25 tratores só em 2024, com arados, com grades niveladoras, com carretas, no sentido de atender a comunidade rural, de atender, principalmente, a agricultura familiar, a que eu tenho tido uma dedicação enorme, porque o estado tem aproximadamente 32 mil pequenos agricultores da agricultura familiar, e eles precisam, sim, dessas nossas ações. Tratoritos pequenos para atender, inclusive, também a população indígena, que hoje já desenvolve ações muito fortes na agricultura familiar indígena. Como eu acompanho, engenheiro agrônomo que sou, eu sei da necessidade, sei como muda para melhor a vida das pessoas que mecanizam suas lavouras, e eu tenho feito isso de forma permanente. Além de colheitadeiras, além de caminhões, e já foram mais de 50 caminhões três quartos para atender associações, cooperativas, sindicatos de produtores rurais, e foi uma espécie de impacto gigantesco o recebimento desses equipamentos para a sua atividade agrícola.
Kits de irrigação em nosso estado, que, apesar de estar na Amazônia, tem, realmente, verões longos. De setembro a março, praticamente, é quase o verão do Nordeste no nosso estado. Tem comunidades que carregam água na cabeça de igarapés. Assim é o Brasil, este país-continente. Então, esses kits de irrigação vêm, na verdade, mitigar as necessidades de pequenos produtores rurais na sua produção.
Casas de farinha, ambulâncias... Já conseguimos adquirir mais de 19 entre ambulâncias que interferimos junto ao Ministério da Saúde, do Samu, com alta tecnologia embarcada e equipadas, além daquelas com as nossas emendas parlamentares também.
Equipamentos hospitalares, duplicação de uma via interessantíssima e importante na nossa capital, que é a RR-205, a duplicação com toda a infraestrutura necessária para melhorar o fluxo de transporte da nossa população da capital e, obviamente, do interior que se dirige ao Município de Alto Alegre.
Pavimentação asfáltica entre os Municípios de São Luiz do Anauá e Rorainópolis. Também era um sonho ligar a BR-174 com a BR-210. É uma obra de quase R$30 milhões, fruto das nossas emendas parlamentares, lutadas, sofridas, incompreendidas muitas vezes, mas que, na verdade, atendem, e ela será uma obra de arte para atender aqueles produtores rurais.
Calçamentos em vilas, sede de municípios, pavimentações.
Outro segmento importante, na área da saúde: duas carretas para um programa lançado pela Prefeitura de Boa Vista que se chama Carreta da Mulher, que tem atendido a centenas e centenas de mulheres por mês no nosso estado, já tendo atendido mais de 3 mil mulheres nesse programa, com o Saúde da Mulher. Carretas locadas pela prefeitura com recursos das nossas emendas.
Construção de rodoviárias no interior. Elas dão um conforto à população do interior, que, apesar de viver ali mais ou menos isolada, precisa ter um local de abrigo para se acomodar quando, na verdade, está esperando um ônibus, seja interestadual, seja municipal.
Recuperação de vicinais. Nem se fala a quantidade de vicinais que já foram recuperadas em 2024 com emendas da nossa autoria. Iluminação: tem comunidades indígenas em municípios em que todas as comunidades indígenas estão com iluminação de LED, porque o índio precisa também de conforto. E aí nós assim identificamos e o fazemos. Iluminação de 14 bairros da nossa capital, com iluminação de LED, a cidade parece um dia hoje. Pontes, recursos para a Conab, recursos para a Universidade Federal, recursos para a Embrapa, todos que cito hoje em execução.
Construção, instalação da UTI neonatal do Hospital Santo Antônio, na nossa capital, hospital infantil, que é como se tivesse num hospital de primeiro mundo. São 20 leitos de UTI neonatal que têm dado uma condição excepcional aos profissionais da medicina que trabalham ali naquela unidade hospitalar. E alguns que não chegam, eu não recordo, mas outros projetos de não menos importância.
E, para concluir, porque esse está inclusive tatuado na minha memória, o prédio da Secretaria de Educação do nosso estado, um prédio que eu chamo o templo da educação. Um prédio moderno, na praça central dos poderes, da capital.
(Soa a campainha.)
O SR. CHICO RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Foi realmente uma luta enorme para viabilizar esses recursos, ainda lá atrás no Governo do Presidente Lula foram liberados esses recursos – perdão, no Governo do Presidente Bolsonaro –, e foram liberados agora no Governo do Presidente Lula esses projetos.
Portanto, está aí. Tenho certeza absoluta de que os professores, Senador Mecias de Jesus, hoje têm orgulho, a família de Roraima tem orgulho, na verdade, dessa grande obra, porque é uma obra que deu uma autoestima gigantesca aos professores, aos pais e alunos, às famílias, de modo geral. Os próprios alunos, ao passarem naquele prédio, que é um templo, é como se, na verdade, num flash, eles lembrassem da nossa luta, da minha luta incansável para que aquela obra fosse concluída. E hoje está lá, juntamente com o Governador do estado inauguramos essa obra, e tenho certeza absoluta de que ela ficará para a história, porque a educação, na verdade, é a base de toda a formação de um povo, seja de um município, de um estado, de um país. Portanto, aquele prédio que está comportando, está abrigando, está recepcionando profissionais da educação, será uma contribuição, já está sendo uma contribuição gigantesca para a educação do Estado de Roraima, hoje, amanhã e sempre.
Portanto, Presidente Mecias de Jesus, eu quero dizer que fico muito feliz porque as ações de forma transversal que nós temos estamos tomando, inclusive com a Prefeitura de Boa Vista, têm sido ações que podem ajudar o município, porque estão ajudando a nossa população, independentemente de partido político, independentemente de qualquer variante própria da política. Eu entendo que, quando o gestor recepciona esses recursos, quando tem compromisso com esses recursos, na verdade, essas ações que são desempenhadas pelos Parlamentares, muitas vezes sofridas, lutadas, insistidas nos ministérios, nos acordos, nas emendas nossas, quando estão lá executadas, você chega a uma escola que tem mil alunos estudando, você olha, no silêncio da sua paciência, e vê como foi importante o seu esforço empreendido para que aquela obra estivesse, na verdade, em pé e recepcionando mil alunos, o que foi fruto do seu trabalho.
Isso não tem preço. É extremamente gratificante quando você chega realmente no seu silêncio e faz uma rápida análise de tudo aquilo que você está desempenhando, porque isso é próprio do seu mandato, é a sua obrigação, é o seu dever, mas, acima de tudo, é o compromisso com a população que você representa.
Portanto, quero aqui desejar um feliz Natal, um feliz Ano-Novo, primeiro para toda a população do meu estado, que, na verdade, me abriga há 42 anos e que me deu a oportunidade até hoje de ter nove mandatos, ou seja, são 32 anos de mandatos. A confiança e a crença que têm no meu trabalho, na verdade, fizeram com que Deus primeiro abençoasse e, obviamente, as pessoas do estado me dessem essa oportunidade.
Portanto, também feliz Natal e feliz Ano-Novo a todos os colegas Parlamentares, Senadoras e Senadores, aos servidores aqui do Senado da República, porque sem eles seria difícil nós desenvolvermos as nossas ações parlamentares. E que venha 2025 com muito mais vitórias, muito mais conquistas para todos nós!
Que Deus abençoe o nosso Senado da República e abençoe o nosso país!
Muito obrigado.