Pela ordem durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da situação econômica do país. Considerações sobre a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Comentários sobre o suposto aumento da oferta de emprego. Registro sobre a alta do Dólar e o comportamento do mercado.

Autor
Jaques Wagner (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Jaques Wagner
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Economia e Desenvolvimento, Governo Federal, Trabalho e Emprego:
  • Defesa da situação econômica do país. Considerações sobre a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Comentários sobre o suposto aumento da oferta de emprego. Registro sobre a alta do Dólar e o comportamento do mercado.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2024 - Página 74
Assuntos
Economia e Desenvolvimento
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Política Social > Trabalho e Emprego
Indexação
  • DEFESA, SITUAÇÃO ECONOMICA, CRESCIMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), OFERTA, EMPREGO, MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, APROVAÇÃO, REFORMA TRIBUTARIA, COMENTARIO, CORTE, GASTOS PUBLICOS, OBSERVAÇÃO, DOLAR.

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, com a vênia do Líder da Oposição, é para dizer, primeiro, que o país não está derretendo. A oposição tem vindo a esse microfone insistir com essa tese. Acaba de sair mais uma previsão de crescimento do PIB: era 3,39%, é 3,42%. Fala-se de pleno emprego, fala-se de falta de mão de obra para as pessoas qualificadas. Esta Casa deu ao Brasil uma reforma tributária agora, deu ao Brasil outros itens para melhorar nossa dinâmica da economia.

    Senador Rogerio Marinho, há um pedaço da subida do dólar que é mera especulação, e todos nós sabemos disso. Alguma coisa pode ser de desconfiança, mas o que aguarda o dito mercado, que nunca se apresenta com nome e sobrenome, é que é preciso fazer o pacote de corte de gastos.

    Por isso, eu quero dizer, Sr. Presidente, que eu entendo, pensando no Brasil, a decisão de V. Exa. de manter o painel para que a gente possa concluir e dar o recado, porque o recado tem que ser dado no virtual, pois o mercado não tem endereço. E hoje já existem várias pessoas do mercado, do banco, que reconhecem o esforço que está sendo feito por este Governo. Agora, especulador tem em todo lugar. E eu vou insistir e agradecer a V. Exa. a sua decisão, porque eu acho que, votando o pacote de gastos até o final desta semana, amanhã ou no máximo sexta-feira, nós teremos definitivamente a sede do mercado atendida.

    Fora disso, não tem como atender sede de especulador.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2024 - Página 74