Pronunciamento de Jorge Seif em 18/12/2024
Discussão durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4932, de 2024, que "Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica".
- Autor
- Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
- Nome completo: Jorge Seif Júnior
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Crianças e Adolescentes,
Educação Básica,
Saúde:
- Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4932, de 2024, que "Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica".
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/12/2024 - Página 90
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
- Política Social > Educação > Educação Básica
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, PROIBIÇÃO, UTILIZAÇÃO, APARELHO ELETRONICO, TELEFONE CELULAR, ESTUDANTE, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, EDUCAÇÃO BASICA, ENSINO PARTICULAR, ENSINO PUBLICO, PERIODO, AULA, INTERVALO, OBJETIVO, SALVAGUARDA, SAUDE, SAUDE MENTAL, CRIANÇA, ADOLESCENTE, EXCEÇÃO, ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, GARANTIA, DIREITOS, MEDIDA, PREVENÇÃO, ACOLHIMENTO.
O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para discutir.) – Obrigado, Senador Jaques.
Bom, primeiramente, eu quero parabenizar o Ferreirinha, Relator do projeto na Câmara; o Alceu Moreira, grande amigo gauchão, que fez esse projeto; e também o nosso querido Relator Alessandro Vieira, nosso Senador.
Lembro ao senhor, Presidente Jaques Wagner, que, veja, nós temos filhos em casa. Tenho certeza de que muitos aqui que são pais têm visto que o celular sequestra a questão social dos nossos filhos; eles só querem saber disto: é joguinho, é rede social, é WhatsApp. Agora o senhor imagine o poder de sequestrar a atenção das crianças de um celular dentro de uma sala de aula – o tempo todo é contando piada, falando graça –, e a questão educacional, que é a coisa mais importante dentro de uma sala de aula, acaba sendo prejudicada.
Até o Senador Moro falou, de acordo com a sua opinião, da questão de os estados e municípios legislarem. Eu peço-lhe vênia, mas isso é uma questão federal, porque não atinge Santa Catarina, ou a casa do Senador Jorge Seif, ou Minas Gerais, não, atinge o Brasil inteiro. Todo mundo hoje está com problema, basta olhar para as nossas crianças, filhos e netos como estão hoje focados em celular e se esquecem do professor na sala de aula.
Logicamente, Senador Alessandro, eu sou defensor da liberdade. No entanto, a criança não a tem ainda... por isso, até 18 anos, está sob a nossa tutela, porque, até 18 anos, cabe aos pais fazer controles. Eu quero dar tudo de bom para o meu filho, mas, se eu der um carro para ele dirigir aos cinco anos de idade, ele vai morrer e vai matar. Então, nós temos que ter discernimento.
Muitas vezes, as prefeituras não vão ter apoio dentro das câmaras de Vereadores, ou na assembleia. Não é uma pauta popular, a criançada vai reclamar. E nós, enquanto legisladores e representantes – cada estado tem três Senadores aqui –, temos, sim, que ver que já virou um problema social, é uma pandemia de superdistração e superexposição da nossa criançada.
Eu também quero fazer um apelo ao senhor para, se possível, acatar a emenda do nosso Líder Marinho, que eu acho que é meritória, porque, para a criançada até o 9º ano, beleza, mas, depois, já no nosso antigo segundo grau... Já estamos com... O senhor já tem até cabelo branco, eu ainda não tive esse brinde. Aliás, agora é que eu estou tendo cabelo, eu não tinha nem cabelo.
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Não, eu não pinto nada!
Eu também acho muito interessante a emenda proposta pelo Senador Girão, não para vigiar ninguém, mas para a segurança dos professores e dos alunos, para termos algum registro, caso ocorram algumas coisas. Nós temos visto também outra pandemia – e aí eu defendo a emenda do Girão – que é a violência nas escolas.
O SR. ALESSANDRO VIEIRA (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SE) – Sim.
O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – É aluno se pegando, é aluno atacando professor. E também, infelizmente, temos algumas raras exceções de professores que utilizam o seu papel de educador para falar de questões político-partidárias – nós sabemos, o senhor sabe, eu sei, todos sabemos. Então, eu acho que também é meritória. Eu não sei quais são os custos e os impactos disso; creio que sejam muito grandes. Muitas escolas não têm nem banheiro, não tem nem telhado. Eu creio que ainda é utópico imaginar, mas é dar um tempo para os estados, para os municípios e para a própria União se prepararem para termos isso. Afinal de contas, agora nós estamos falando em câmera cuidando dos nossos policiais 24 horas por dia. Então, por que não ter uma segurança, uma espécie de vigilância e uma proteção para os nossos professores e para os nossos alunos?
Quero parabenizar o senhor e o Ferreirinha, que nos brinda com a sua visita. Parabéns! E mande o nosso abraço lá para o Alceu Moreira pela proposição. Parabéns! Vamos votar com vocês.