Discussão durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4932, de 2024, que "Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica".

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Crianças e Adolescentes, Educação Básica, Saúde:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4932, de 2024, que "Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica".
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2024 - Página 93
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Política Social > Educação > Educação Básica
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, PROIBIÇÃO, UTILIZAÇÃO, APARELHO ELETRONICO, TELEFONE CELULAR, ESTUDANTE, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, EDUCAÇÃO BASICA, ENSINO PARTICULAR, ENSINO PUBLICO, PERIODO, AULA, INTERVALO, OBJETIVO, SALVAGUARDA, SAUDE, SAUDE MENTAL, CRIANÇA, ADOLESCENTE, EXCEÇÃO, ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, GARANTIA, DIREITOS, MEDIDA, PREVENÇÃO, ACOLHIMENTO.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Para discutir.) – Presidente, primeiro, é o seguinte: nestes seis anos de mandato aqui, sinceramente eu sentia falta de um assunto tão bem discutido como este. Todos que falaram aqui apresentaram argumentos absolutamente ricos. Adorei ouvir todos aqui, desde o Rogerio Marinho, com a posição dele, com a emenda dele, ao Omar.

    Agora, eu não vou discutir... O Ferreirinha... Eu até contei para ele – parabéns, Ferreirinha – uma história de celular, com a qual ele morreu de rir, que aconteceu comigo sábado passado.

    E, meu ídolo, Relator Alessandro, parabéns por todos os seus argumentos.

    Agora, eu quero só fazer um desabafo aqui, vou escancarar à la Kajuru. Gente, eu tomei nojo de celular! Eu queria criar um projeto para acabar com o celular, para voltar a ter telefone fixo na minha vida! (Risos.) Aqui no Senado: telefone fixo!

    Isto aqui é uma porcaria, e eu quero anunciar em primeira mão: segunda-feira, ninguém me liga, porque eu vou acabar com este meu celular! Eu quero quebrá-lo aqui agora, inclusive, de raiva, de raiva! (Risos.)

    Olhem aqui! Começou, com a minha vida... Vou escancarar. Vanderlan, meu amigo, lembra: em 2018, o que fizeram comigo na eleição? Eu perdi 400 mil votos em uma semana, eu ia ter 2 milhões de votos. Você se lembra do que fizeram comigo? Fake news em que o cara perguntava: "Kajuru, você acredita em Deus?". Eu respondi: "Não, para mim Deus é canalha". Como um cara como eu, que tem Deus aqui, Nossa Senhora de Aparecida aqui, que fui seminarista, que fui coroinha, que fui sacristão, que quase fui padre...? Como o cara vai falar que eu chamei Deus de canalha?! Aí, agora, há pouco tempo, a maioria do Senado viu, eu levei gozação para caramba, brincadeira de alguns colegas: um vídeo do Kajuru namorando, que acaba com o meu 12º casamento. Já anuncio que estou solteiro, inclusive. Então, telefone celular quase acaba com a minha eleição, acaba casamento...

    Agora, sábado – eu contei para o Ferreirinha –, eu estou namorando, meia-noite e meia, e me liga um Prefeito de Goiás, do interior: "Ô Senador Kajuru, tudo bem? Precisava falar com o senhor sobre uma emenda". Falei: "Amigo, eu estou namorando! É meia-noite e meia! Você está de brincadeira comigo?". Ele falou: "Não, Senador, eu queria falar com o senhor. É rapidinho". Eu falei: "Mas eu não quero fazer nada rapidinho na minha vida, meu senhor, me ligue segunda-feira!". (Risos.)

    Eu tomei nojo, Presidente Pacheco, de celular. Adoro falar contigo, te ligo, é um prazer, mas, por favor, não me ligue mais a partir de segunda! Eu não tenho mais telefone celular, não quero ter. E um sonho meu é o dia em que esta Casa discutir...

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – Liga para o Pacheco meia-noite, é?

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – ... a questão de celular, porque, em 2026, o que eu sofri quantos de vocês vão sofrer a mesma coisa com essa coisa chamada fake news, com essa sacanagem.

    Marcos Mion chorou no telefone comigo, fizeram fake news – ele que tem um filho autista, que é lindo, maravilhoso, o Romeo – com o Marcos Mion dizendo que tinha um remédio que cura o autismo. Gente, isso é uma sacanagem, isso é uma brincadeira!

    Esses dias, de madrugada, eu acordo, e simplesmente tinha um vídeo, pam-pam-pam-pam: "Plantão do Jornal Nacional, acaba de falecer em Brasília o Presidente Lula". Aí, no outro dia, eu vejo outro: "Acaba de falecer em Brasília o ex-Presidente Jair Bolsonaro".

    Olhem o que o celular virou neste mundo! Então, por favor, Brasil, vamos voltar ao telefone fixo. Quem está falando isso aqui é um jovem de 18 anos de idade!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2024 - Página 93