Pronunciamento de Eduardo Braga em 18/12/2024
Discussão durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 361, de 2024, que "Aprova o texto do Protocolo Complementar sobre o Desenvolvimento Conjunto do CBERS-6 entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China ao “Acordo-Quadro sobre Cooperação em Aplicações Pacíficas de Ciência e Tecnologia do Espaço Exterior entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China”, assinado em Pequim, em 14 de abril de 2023".
- Autor
- Eduardo Braga (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
- Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Ciência, Tecnologia e Informática,
Relações Internacionais:
- Discussão sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 361, de 2024, que "Aprova o texto do Protocolo Complementar sobre o Desenvolvimento Conjunto do CBERS-6 entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China ao “Acordo-Quadro sobre Cooperação em Aplicações Pacíficas de Ciência e Tecnologia do Espaço Exterior entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China”, assinado em Pequim, em 14 de abril de 2023".
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/12/2024 - Página 117
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, APROVAÇÃO, TEXTO, ACORDO INTERNACIONAL, PROTOCOLO, COMPLEMENTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, COOPERAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA, ESPAÇO COSMICO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA.
O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - AM. Para discutir.) – Sr. Presidente, realmente o nosso Efraim Filho está inspirado. É de se celebrar o espírito natalino, chegando ao Plenário do Senado. Muito bem registrado pelo Senador Efraim Filho.
Eu aproveito até a oportunidade já para desejar feliz Natal e um próspero ano novo a todos os Senadores e Senadoras, aos funcionários aqui da Casa, aos consultores, a todos que trabalharam tanto conosco este ano e que nos ajudaram a chegar ao fim do ano com uma alta produtividade legislativa.
Eu queria cumprimentar o Senador Astronauta, porque, sem nenhuma dúvida, este convênio com a China vai melhorar, e muito, a qualidade do monitoramento, seja do ponto de vista ambiental, seja do ponto de vista preventivo, na questão das barragens. E nós já tivemos situações aqui no Brasil, principalmente no estado do Presidente Rodrigo Pacheco, onde nós tivemos o caso de Mariana, onde tivemos casos importantes, em que milhares de pessoas foram atingidas de uma forma absolutamente imprevisível. E, se tivéssemos essa tecnologia, muito provavelmente aquele desastre poderia ter sido evitado. E não apenas aquele desastre, vários desmoronamentos que tivemos em áreas de erosão também poderiam ser evitados.
Eu falava, ainda há pouco, com o Senador Izalci, que estava preocupado a respeito de qual o interesse que a China teria em fazer esse convênio, e eu disse: "Simples, compartilhar custos". Um convênio como este compartilha custos e, como bem disse V. Exa., atrai investimentos para o programa aeroespacial brasileiro.
É o tipo de programa em que todos ganham: ganha o meio ambiente, ganha a prevenção, ganha a população, sob todos os aspectos.
Portanto, eu quero cumprimentar V. Exa. e, mais uma vez, cumprimentar o Presidente Rodrigo Pacheco, desejando a todos um feliz Natal e um próspero ano novo.