Discurso durante a 170ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação com a homenagem feita, durante a 24ª Conferência Internacional Datagro, sobre açúcar e etanol, ao Sr. Salvador Pereira de Lyra, engenheiro químico e protagonista do etanol no Estado de Alagoas.

Autor
Fernando Farias (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: Fernando Lopes de Farias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Homenagem, Trabalho e Emprego:
  • Satisfação com a homenagem feita, durante a 24ª Conferência Internacional Datagro, sobre açúcar e etanol, ao Sr. Salvador Pereira de Lyra, engenheiro químico e protagonista do etanol no Estado de Alagoas.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2024 - Página 22
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Honorífico > Homenagem
Política Social > Trabalho e Emprego
Indexação
  • ELOGIO, CONFERENCIA INTERNACIONAL, VINCULAÇÃO, AÇUCAR, ETANOL, HOMENAGEM, ENGENHEIRO QUIMICO, DESENVOLVIMENTO, COMBUSTIVEL, ALCOOL, ESTADO DE ALAGOAS (AL).

    O SR. FERNANDO FARIAS (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - AL. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, no último dia 21 de outubro, durante a abertura da 24ª Conferência Internacional do Açúcar, a Datagro celebrou os 100 anos do etanol no Brasil, homenageando personagens que se destacaram nas últimas décadas em defesa do segmento.

    O marco dos 100 anos tem como registro a primeira experiência no Brasil com o uso de etanol, cujo protagonismo coube ao engenheiro químico Salvador Pereira de Lyra, da Usina Serra Grande, no Estado de Alagoas.

    O pioneirismo de Dr. Salvador Lyra culminou com a implantação do Proálcool nos anos 70 no Brasil. Todos neste Parlamento sabem o quão importante vem sendo o etanol no avanço da transição energética em nosso país e no mundo, mas declino minhas palavras sobre o protagonismo dessa história.

    Dr. Salvador Pereira de Lyra, pai de dois Senadores por Alagoas, Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto e João José Pereira de Lyra, ambos já falecidos, e avô da empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias, possui trajetória digna de reconhecimento por suas incontestes contribuições para o desenvolvimento do setor bioenergético brasileiro.

    Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, é importante conhecer um pouco da história do Dr. Salvador Lyra para que possamos entender a amplitude da ação desse homem na história.

    O Dr. Salvador Lyra nasceu em 21 de outubro de 1894, na Usina Serra Grande, em São José da Laje, localizado na Zona da Mata Alagoana, e formou-se em 1918 em Engenharia Química na Tri-State University, Indiana, nos Estados Unidos, mesma instituição em que seu filho, o Senador Carlos Lyra, obteve a graduação também em Engenharia Química. Após a conclusão do período acadêmico, Dr. Salvador permaneceu nos Estados Unidos e por 15 anos morou no exterior, era fluente em inglês, italiano, francês, alemão e espanhol. Voltou para o Brasil em 1920, passou a trabalhar como gerente administrativo e comercial do Diário de Pernambuco, importante veículo de comunicação que pertencia a seu pai, cujo falecimento, em 1924, fez com que Dr. Salvador assumisse os negócios da família.

    Podemos aqui elencar inúmeras iniciativas que fizeram do Dr. Salvador Lyra um homem à frente do seu tempo, sempre com ideias humanistas e atento às questões que envolviam a sustentabilidade ambiental. A utilização do álcool produzido na Usina Serra Grande é uma transição para o biocombustível e é, sem dúvida, um motivo justo de reconhecimento que, Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, merece registro nos Anais desta Casa e na história do nosso país.

    Através da mistura de álcool, éter sulfúrico e óleo de mamona nascia o álcool-motor denominado Usga, sigla referente à Usina Serra Grande de Alagoas. O lançamento da primeira bomba com o combustível foi realizado em frente à sede do Diário de Pernambuco, em 23 de junho de 1927.

    A experiência foi bem-sucedida e, em pouco tempo, carros, caminhões e tratores circulavam nos Estados de Alagoas e Pernambuco à base da Usga.

    Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, oportunamente quero defender a homenagem prestada a esse ilustre e brilhante brasileiro, cujo protagonismo fez história, não apenas neste país, mas no mundo. O Dr. Salvador Pereira de Lyra merece ser lembrado por seu legado de pioneirismo no segmento bioenergético.

     Por fim, destaco que o Dr. Salvador Lyra usou o seu conhecimento, fonte inesgotável de inspiração para todos, deixando-nos um legado de vanguardismo e de como é possível transformar a realidade em prol de um mundo mais sustentável.

    Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, externo minha profunda admiração por este brasileiro, que muito nos honra com a sua valorosa contribuição para a história do setor bioenergético do Brasil e do mundo.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2024 - Página 22