Pronunciamento de Flávio Arns em 10/12/2024
Pela ordem durante a 179ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Saudação ao Dom Jaime Spengler, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, pela sua nomeação, pelo Papa Francisco, a Cardeal da Igreja Católica.
- Autor
- Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
- Nome completo: Flávio José Arns
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Religião:
- Saudação ao Dom Jaime Spengler, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, pela sua nomeação, pelo Papa Francisco, a Cardeal da Igreja Católica.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/12/2024 - Página 69
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Outros > Religião
- Indexação
-
- VOTO DE CONGRATULAÇÕES, PAPA, IGREJA CATOLICA, NOMEAÇÃO, CARDEAL, JAIME SPENGLER, ARCEBISPO, PORTO ALEGRE (RS), PRESIDENTE, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB).
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Eu agradeço a V. Exa. também a deferência de me passar a palavra, mas eu quero me associar à manifestação da Presidência, dizendo que D. Jaime Spengler é uma pessoa carismática, uma pessoa com uma profundidade, quando se expressa, solidário, com ele também chegando às lágrimas, ao relatar o que aconteceu no Rio Grande do Sul, neste ano. Uma pessoa que pode contribuir muito, como ele próprio falou, para o estabelecimento do diálogo, do entendimento, da concórdia, não só no Brasil, no mundo inteiro, e é uma pessoa que vai honrar o Brasil nesse aspecto também de colaboração com a humanidade.
Então, a D. Jaime queremos expressar os parabéns e também a esperança de que ele possa contribuir decisivamente para tantos desafios, porque ele tem esse perfil, pelos quais a humanidade passa. Então, nesse sentido, o Brasil se sente honrado com essa indicação, inclusive para hipóteses... Eu diria que é o tipo de perfil que poderia coordenar os caminhos da Igreja no mundo, como o Papa Francisco vem fazendo neste momento. Então, parabéns, D. Jaime – nós o conhecemos pessoalmente também –, e que tenha sucesso nessa empreitada nova, muito maior do que aquela que ele tão bem vem desenvolvendo no Rio Grande do Sul!
Obrigado.