Pronunciamento de Lucas Barreto em 11/12/2024
Pela ordem durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogio à Senadora Zenaide Maia, do PSD, e comentário sobre a história da família de S. Exa. nos Estados do Amapá e do Rio Grande do Norte.
- Autor
- Lucas Barreto (PSD - Partido Social Democrático/AP)
- Nome completo: Luiz Cantuária Barreto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atividade Política:
- Elogio à Senadora Zenaide Maia, do PSD, e comentário sobre a história da família de S. Exa. nos Estados do Amapá e do Rio Grande do Norte.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/12/2024 - Página 12
- Assunto
- Outros > Atividade Política
- Indexação
-
- ELOGIO, SENADOR, ZENAIDE MAIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO (PSD), COMENTARIO, HISTORIA, FAMILIA, ORADOR, ESTADO DO AMAPA (AP), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).
O SR. LUCAS BARRETO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AP. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu quero aqui dar o meu testemunho da importância da Senadora Zenaide neste Senado, no nosso partido.
O nosso partido, o PSD, tem o maior número de mulheres Senadoras. Então, a força da mulher no PSD é muito grande aqui neste Senado e posso lhe assegurar que, na nossa bancada, a altivez da voz da Senadora Zenaide ecoa mesmo. Ela é uma líder entre nós.
E eu, quanto ao Rio Grande do Norte, quero cumprimentar a todos os Srs. e Sras. Vereadores, eu já fui Vereador, também, do Rio Grande do Norte, e dizer que eu sou descendente de um potiguar. Meu pai nasceu em Barcelona e foi para o Amapá em 1956, quando do grande projeto da Icomi. Ele foi para a construção da estrada de ferro, da ferrovia Macapá-Serra do Navio. Ele chegou lá e eu posso dizer que foi um dos pioneiros, meus tios também foram pioneiros lá. Eram três irmãos e eles foram pioneiros no Amapá, levando também a força de um potiguar àquele estado.
O Amapá tem... Quase 35% da nossa população é migrante, boa parte do Rio Grande do Norte, do Norte, do Nordeste. Então, há uma força, realmente, no Amapá de pessoas que foram lá, mas que foram de corpo e alma para trabalhar e fazer aquele estado crescer.
Então, é uma honra estar aqui com vocês. Quero dizer que, quando falam do Rio Grande do Norte, a gente tem essa lembrança de onde nós viemos.
Então, eu vim...
A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - RN. Fora do microfone.) – De Barcelona.
O SR. LUCAS BARRETO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AP) – ... descendendo de Barcelona, no Rio Grande do Norte; lá que o meu pai e o meu avô morreram, com 33 anos, de malária, naquela época. E eu tenho também pessoas que trabalham comigo, como a Cláudia, que é a minha secretária no Senado Federal, muito competente, que é do Rio Grande do Norte também.
Eu estive lá há pouco tempo, fui prestigiar a formatura de uma filha de um grande amigo, e tive o prazer de conhecer o Rio Grande do Norte e ver a beleza que é aquele mar, aquela coisa, e a culinária. Eu fui lá a um restaurante em que ninguém esquece (Risos.) a qualidade da comida, como é no Amapá.
O Amapá tem a melhor... Desculpa, Rio Grande do Norte, mas tem a melhor gastronomia de base do mundo, e nós somos estados irmãos, porque no Amapá tem muitos potiguares que ajudam a fazer o desenvolvimento.
Então, sejam bem-vindos ao Senado Federal. Parabéns por terem essa mulher como líder, essa guerreira, que eu falo que defende as mulheres.
E parabéns pelo novo trabalho da senhora, que foi a Lei Maria da Penha impressa em braile, que fez e que está fazendo sucesso no Brasil todo. Parabéns, Senadora Zenaide.
Parabéns a todos os potiguares.