Presidência durante a 183ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento de sessão especial destinada a homenagear o centenário de nascimento do Sr. Antônio Carlos Konder Reis.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Encerramento de sessão especial destinada a homenagear o centenário de nascimento do Sr. Antônio Carlos Konder Reis.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2024 - Página 17
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, HOMENAGEM POSTUMA, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ANTONIO CARLOS KONDER REIS, EX-GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

    O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Eu quero, desejo neste momento agradecer a todas as manifestações que pelo Estado de Santa Catarina têm ocorrido a propósito do transcurso do centenário de Antônio Carlos Konder Reis. São todas elas muito expressivas, representam o reconhecimento, como salientou o jornalista Moacir Pereira, ao homem público, ao político exemplar, ao acadêmico, ou seja, ao homem de letras, ao homem de cultura e ao homem de participação em entidades, como eu já frisei, a Academia Catarinense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

    E finalmente, pelo seu exemplo, Antônio Carlos Konder Reis merece o nosso reconhecimento como um estadista, no sentido mais amplo e mais preciso da palavra, ao longo da sua vida e da sua trajetória.

    Quero ainda enfatizar a capacidade de conviver com os mais simples, como foi registrado naquela locução sob a forma de poema, a sua convivência com os pescadores da nossa querida Armação do Itapocorói, na Penha, e também na ilha de Santa Catarina e pelo litoral catarinense, com os agricultores de igual forma, com os estudantes, com os professores, com todos os profissionais do serviço público.

    Por sinal, quero aqui registrar a presença da Sra. Martha Lyra, filha de D. Gelda Lyra Nascimento, funcionária da Taquigrafia do Senado Federal, que deve ter trabalhado muito para registrar com precisão as intervenções do Senador Antônio Carlos Konder Reis aqui, nesta Casa, neste Plenário, no período de 1963 a 1975, quando ele renunciou ao mandato para assumir o Governo de Santa Catarina.

    Esta é uma homenagem que se soma a todas essas outras que eu mencionei, que tem como objetivo permitir que se saiba que os catarinenses, nas várias instâncias, desde a Academia Catarinense de Letras, passando pela Câmara de Vereadores de Itajaí, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na sessão solene do dia 12 de dezembro último, e aqui, no Senado Federal, Casa que ele engrandeceu com trabalho, com patriotismo e com lucidez...

    E faço ainda o registro da presença aqui do seu conterrâneo, Lilio Chaves Cabral, que colaborou com ele nas diversas funções que ele desenvolveu, assim como participou do nosso Governo também. E encerro as minhas palavras deixando aqui o registro, mais uma vez, da presença de Nelson Morro, seu amigo de família, leal correligionário e também um grande exemplo de dedicação à vida pública.

    Cumprida a finalidade desta sessão especial do Senado Federal, agradeço a todos que nos honraram com a sua participação, aqui ou remota, nas iniciativas que eu já descrevi.

    Todos nós estamos aqui para aplaudir, e o fizemos, o exemplo que deve perdurar de Antônio Carlos Konder Reis, repito, como político, como acadêmico e como estadista.

    Está encerrada a sessão. (Palmas.)

(Levanta-se a sessão às 10 horas e 33 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2024 - Página 17