Pronunciamento de Eliziane Gama em 01/02/2025
Pela Liderança durante a 1ª Reunião Preparatória, no Senado Federal
Agradecimentos e elogios ao Senador Rodrigo Pacheco, que está encerrando seu mandato como Presidente do Senado Federal.
Manifestação de apoio à candidatura do Senador Davi Alcolumbre ao cargo de Presidente do Senado Federal.
- Autor
- Eliziane Gama (PSD - Partido Social Democrático/MA)
- Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela Liderança
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Agradecimentos e elogios ao Senador Rodrigo Pacheco, que está encerrando seu mandato como Presidente do Senado Federal.
-
Processo Legislativo:
- Manifestação de apoio à candidatura do Senador Davi Alcolumbre ao cargo de Presidente do Senado Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/02/2025 - Página 16
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Jurídico > Processo > Processo Legislativo
- Indexação
-
- AGRADECIMENTO, ELOGIO, SENADOR, RODRIGO PACHECO, ENCERRAMENTO, MANDATO, PRESIDENCIA, PRESIDENTE, SENADO, DEFESA, ATUAÇÃO, MULHER, DEMOCRACIA, TENTATIVA, GOLPE DE ESTADO.
- APOIO, CANDIDATURA, SENADOR, DAVI ALCOLUMBRE, PRESIDENCIA, CARGO, PRESIDENTE, SENADO.
A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Pela Liderança.) – Sr. Presidente, colegas Senadores e Senadoras, eu queria inicialmente trazer aqui os meus cumprimentos a V. Exa. V. Exa. se notabilizou nesta Casa como, eu diria, um dos maiores Presidentes do Congresso Nacional. E eu poderia aqui elencar uma série de atividades que V. Exa. fez ao longo dos quatro anos em que foi Presidente nesta Casa, mas eu queria fazer especialmente o destaque em duas áreas que para mim são muito caras.
A primeira delas foi o seu apoio e as suas ações em relação à defesa dos direitos das mulheres. Nós, as mulheres brasileiras da política, lutamos historicamente pela ampliação dos nossos espaços. Nesta Casa aqui, inclusive, na CPI da Covid, nós sequer tivemos assento formal naquela CPI. Nós só tivemos o direito de fala por uma ação impositiva do então Presidente da Comissão, Senador Omar Aziz, que impôs a presença feminina. V. Exa., atendendo a um pedido da bancada – e eu tenho muita honra de ser autora daquele projeto de resolução –, implantou, a partir da sua gestão, que nenhuma Comissão nesta Casa funcionará sem a presença feminina; ou seja, V. Exa. tomou uma atitude nobre, uma atitude histórica.
Ainda em relação às mulheres, V. Exa. implantou nesta Casa a liderança feminina. E eu também tenho a honra de ser autora deste projeto de resolução que criou, na verdade, esta liderança. E a liderança feminina do Senado Federal, ao contrário de todas as Casas Legislativas do Brasil, essa liderança tem direito a destaque, essa liderança tem direito a encaminhamento, essa liderança não é apenas um mise-en-scène...
(Soa a campainha.)
A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) – ... não é apenas uma aparência, é uma liderança de fato e uma liderança de direito. Mais uma vez, feita por V. Exa. aqui nesta Casa.
E por fim, já na sua saída, estabelece para esta liderança estrutura para o seu funcionamento, ou seja, nós temos estrutura e nós temos todos os direitos que os demais partidos aqui desta Casa têm. Sem falar das suas prioridades na pauta feminina, das suas prioridades, das ações voltadas para todas as campanhas que são feitas em relação às mulheres. V. Exa. se tornou histórico e ficou imortalizado, a partir das suas ações pioneiras desta causa.
E, por fim, Presidente, eu queria fazer um destaque à sua defesa da democracia. Eu tive a honra de presidir a Comissão de Defesa da Democracia, que V. Exa. criou aqui, após o 8 de janeiro, em que houve claramente uma tentativa de golpe no Brasil. Esta Casa deu um exemplo não apenas para o Brasil, mas um exemplo para o mundo, porque nós estivemos nos Estados Unidos pela Comissão de Defesa da Democracia, nós estivemos no Chile, nós estivemos no Paraguai, nós estivemos na Bolívia, nós estivemos em vários outros países levando as ações da Comissão de Defesa da Democracia e nós fizemos escola, porque também, nesses outros países, eles passaram a criar uma Comissão semelhante da que foi adotada aqui nesta Casa.
Portanto, Presidente, como Líder do Bloco da Resistência Democrática, eu quero, aqui nesta Casa, trazer a V. Exa. os meus cumprimentos.
(Soa a campainha.)
A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) – Os partidos que compõem o meu bloco tomaram uma decisão unânime de fazer o encaminhamento em relação à eleição do Davi Alcolumbre, que eu quero neste momento, Presidente Davi, deixar para o senhor o meu apelo. Já vi alguns comentários da possibilidade de substituição desta Comissão. A Comissão de Defesa da Democracia é necessária para o Brasil; a Comissão de Defesa da Democracia é necessária para o Congresso Nacional.
Eu quero deixar aqui ao senhor o meu apelo, porque eu sei que, da mesma forma como o Presidente Rodrigo Pacheco, V. Exa., como Presidente desta Casa, terá o compromisso pela democracia, terá o compromisso pelo nosso país. E, já deixando aqui os meus cumprimentos e a certeza de que essas pautas muito importantes de defesa da mulher e também da luta pela democracia estarão implantadas na sua gestão, já peço que esta Mesa tenha a presença de uma mulher como titular...
(Soa a campainha.)
A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) – ... porque há 12 anos, Presidente Davi, nós não temos uma mulher como titular na Mesa dos trabalhos. E eu quero deixar também esse meu pedido a V. Exa. para que nós possamos ter a presença feminina. O nosso partido tem mulheres extraordinárias – como, por exemplo, a Daniella e tantas outras – que poderão representar com muita maestria as mulheres na Mesa dos trabalhos.
Muito obrigada.