Pronunciamento de Dr. Hiran em 19/02/2025
Pela ordem durante a 1ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a greve dos peritos do INSS. Apelo para que o Senado atue como intermediário numa negociação entre a categoria e o Governo Federal.
- Autor
- Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
- Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Previdência Social,
Servidores Públicos,
Trabalho e Emprego:
- Considerações sobre a greve dos peritos do INSS. Apelo para que o Senado atue como intermediário numa negociação entre a categoria e o Governo Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/02/2025 - Página 54
- Assuntos
- Política Social > Previdência Social
- Administração Pública > Agentes Públicos > Servidores Públicos
- Política Social > Trabalho e Emprego
- Indexação
-
- COMENTARIO, GREVE, PERITO, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), PREJUIZO, POPULAÇÃO, AUXILIO DOENÇA, BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC), SOLICITAÇÃO, ATUAÇÃO, SENADO, NEGOCIAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, GOVERNO FEDERAL.
O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR. Pela ordem.) – Presidente Davi, Sras. e Srs. Senadores, quando o Líder Carlos Viana falou sobre previdência, me chamou a atenção um assunto da maior importância para as pessoas que precisam de benefícios de prestação continuada no nosso país, meu querido Senador Kajuru.
Você sabia que os peritos do INSS estão em greve desde agosto – agosto – do ano passado?
(Soa a campainha.)
O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – Sr. Presidente, senhoras e senhores, pasmem! Eu tenho números atualizados: 700 mil perícias foram canceladas. Isso significa que, para 700 mil pessoas que precisam de uma perícia para conseguir um BPC (benefício de prestação continuada), um auxílio-doença, que dependem de perícia do INSS, esse direito é cerceado por falta de sensibilidade de uma negociação entre o Governo e a categoria, que me procurou, inclusive, na semana passada, para que nós pudéssemos intermediar essa conversa, que já deveria estar acontecendo há muito tempo, porque, a partir de 27 de janeiro... Até 27 de janeiro, se cancelava um percentual das perícias; essa greve era parcial. A partir do dia 27 de janeiro, Senador Cleitinho, 15 mil perícias são canceladas diariamente no nosso país. E olhem só: nós estamos falando aqui daquelas pessoas que mais precisam, das pessoas mais humildes, das pessoas que têm o salário menor, que têm mais necessidade de auxílios previdenciários para sobreviver e para fazer com que as suas famílias subsistam.
Eu queria aqui, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, que nós pudéssemos ser interlocutores dessa categoria de médicos, que está se exaurindo por falta, inclusive, de concurso público para recompor essa carreira, para que nós pudéssemos intermediar uma negociação entre os peritos e o Governo Federal, porque, ao continuarmos com essa greve, nós estamos condenando muitas pessoas à morte neste país.
Está feito aqui o registro, e eu deixo aqui o nosso gabinete e o nosso trabalho à disposição das representações dos peritos e do Governo do Brasil para que nós possamos fazer uma negociação e terminar com esse movimento, que tem causado tanto sofrimento e dor para as pessoas mais humildes.
Muito obrigado, Presidente.