Pronunciamento de Eduardo Girão em 11/03/2025
Pela ordem durante a 4ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Consideraçõs sobre notícia veiculada em jornal espanhol, segundo a qual "Ministério Público da Espanha nega extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio e desqualifica a denúncia do Brasil".
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Assuntos Internacionais,
Atuação do Judiciário,
Direitos Individuais e Coletivos:
- Consideraçõs sobre notícia veiculada em jornal espanhol, segundo a qual "Ministério Público da Espanha nega extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio e desqualifica a denúncia do Brasil".
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/03/2025 - Página 98
- Assuntos
- Outros > Assuntos Internacionais
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Jurídico > Direitos e Garantias > Direitos Individuais e Coletivos
- Indexação
-
- REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA, MINISTERIO PUBLICO, RECUSA, EXTRADIÇÃO, JORNALISTA, SOLICITAÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – É que acabou de... Agora há pouco foi confirmado, infelizmente, outro papelão, outra vergonha que o Brasil passa no exterior por causa da censura, da perseguição do Supremo Tribunal Federal a quem é de direita e a quem é conservador.
Olhe a notícia que acaba aqui de chegar: "Ministério Público da Espanha nega extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio e desqualifica denúncia do Brasil".
O STF estava pedindo a extradição dele lá – uma briga judicial – e a Justiça da Espanha foi além, disse aqui o seguinte: que críticas ao Judiciário estão protegidas pela liberdade de expressão e negou o pedido de extradição.
Olhe só: já não basta aquela do X, aquele bloqueio que nós tivemos de um mês, de que o mundo todo tomou conhecimento, e a gente está tendo casos como este aqui.
Que venham os sons e os ventos da liberdade do mundo para o Brasil.
Muito obrigado.