Pronunciamento de Humberto Costa em 12/03/2025
Comunicação inadiável durante a 5ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem às cidades pernambucanas de Recife e Olinda, que celebram 488 e 490 anos, respectivamente, no dia 12 corrente. Defesa da sobriedade e do diálogo para o enfrentamento das políticas tarifárias empregadas pelo Governo dos Estados Unidos contra produtos brasileiros, em especial o aço e o alumínio.
- Autor
- Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
- Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Comunicação inadiável
- Resumo por assunto
-
Economia e Desenvolvimento,
Homenagem,
Relações Internacionais,
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública:
- Homenagem às cidades pernambucanas de Recife e Olinda, que celebram 488 e 490 anos, respectivamente, no dia 12 corrente. Defesa da sobriedade e do diálogo para o enfrentamento das políticas tarifárias empregadas pelo Governo dos Estados Unidos contra produtos brasileiros, em especial o aço e o alumínio.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/03/2025 - Página 15
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento
- Honorífico > Homenagem
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública
- Indexação
-
- HOMENAGEM, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CIDADE, MUNICIPIO, Cidade de Olinda (PE), CAPITAL DE ESTADO, RECIFE (PE).
- CRITICA, POLITICA EXTERNA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), IMPOSIÇÃO, TARIFAS, AÇO, ALUMINIO, PREJUIZO, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).
- DEFESA, UNIÃO, GOVERNO, INDUSTRIA, AGRONEGOCIO, CONGRESSO NACIONAL, COMBATE, POLITICA EXTERNA, DONALD TRUMP, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), COMERCIO EXTERIOR.
- ELOGIO, ATUAÇÃO, FERNANDO HADDAD, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMBATE, CRISE, POLITICA EXTERNA, COMERCIO EXTERIOR, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).
O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Para comunicação inadiável.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, pessoas que nos acompanham pelos serviços de comunicação do Senado e nos seguem pelas redes sociais.
Eu quero iniciar a minha fala parabenizando as cidades-irmãs de Recife e Olinda pelos seus aniversários que acontecem no mesmo dia – Olinda, 490 anos; Recife, 488 anos –, duas cidades históricas, lendárias, inspiradoras do Brasil, palcos de grandes lutas libertárias do nosso país: Olinda, cidade onde foi dado o primeiro grito pela República, por intermédio de Bernardo Vieira de Melo; e Recife, onde aconteceu a revolução republicana de 1817, tão esquecida, embora tão relevante do ponto de vista da luta pela liberdade no Brasil. E é naturalmente óbvio que isso é resultado de que quem faz e escreve a história são os vencedores, mas não há, na história do Brasil, nenhum movimento tão singular, tão importante, tão libertário quanto a Revolução Pernambucana de 1817.
Mas, Sr. Presidente, eu queria ressaltar a enorme união nacional que ocorre, neste momento, em torno de uma pauta do Brasil para fazer face aos efeitos deletérios das medidas erráticas tomadas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Mesmo Governadores que botaram o boné de Trump, o chamado MAGA, na cabeça e ficaram felizes com a sua vitória, como é o caso dos Governadores de São Paulo e de Minas Gerais, estão sentindo na pele o desastre das posições políticas de Trump, dados os enormes prejuízos que seus estados estão sofrendo com a taxação arbitrária de produtos brasileiros.
O setor produtivo, a indústria, o agronegócio, o Congresso Nacional, todos estamos em diálogo permanente para, em conjunto, enfrentarmos essas dificuldades. É hora de, independentemente de posições político-partidárias, sentarmos à mesa, sob a condução do Governo do Presidente Lula, para uma resposta calibrada, firme e equilibrada a esse ataque comercial externo, especialmente ao aço e ao alumínio brasileiros.
O Governo Trump sofre de terríveis inconsistências, vai e vem sem tamanho em políticas tarifárias, ameaças territoriais a países livres, como Canadá e Dinamarca, ameaças bélicas e ao direito humanitário. Não à toa, experimenta, em somente 50 dias, um índice de desaprovação popular superior ao de aprovação.
O Presidente Lula e o Ministro Haddad têm defendido sobriedade nas nossas ações, porque podemos aproveitar essa crise sistêmica provocada por Trump...
(Soa a campainha.)
O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE) – ... para estabelecermos novas parcerias comerciais e crescer em oportunidades prospectadas.
A extrema direita festejou um Presidente dos Estados Unidos cujos primeiros atos são todos atentatórios à economia brasileira. Ainda assim, muitos deles ainda pedem e sonham, de maneira entreguista e em flagrante atentado de lesa-pátria, com uma intervenção dos Estados Unidos no Brasil, com uma invasão armada que deponha a nossa democracia. Nada mais criminoso.
Mas para além desses aduladores de Trump, há questões sérias e prementes, questões que estão sendo enfrentadas diligentemente pelo nosso Governo, que tem tido sobriedade de diálogo com todos os setores, pensando no Brasil e na melhor solução para que não desperdicemos essa crise e façamos dela um cenário de grandes e promissoras oportunidades para o nosso país. É disso que precisamos neste momento: diálogo político de alto nível em favor do Brasil.
Muito obrigado, Sr. Presidente. Obrigado, Srs. e Sras. Senadoras.