Discurso proferido da Presidência durante a Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento de Sessão Especial destinada a celebrar os 21 anos do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Direito Empresarial e Econômico, Homenagem, Previdência Social:
  • Encerramento de Sessão Especial destinada a celebrar os 21 anos do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP.
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2025 - Página 21
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Jurídico > Direito Empresarial e Econômico
Honorífico > Homenagem
Política Social > Previdência Social
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO.

    A SRA. PRESIDENTE (Damares Alves. Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar - Presidente.) – Obrigada, Doutora.

    Nós estamos chegando ao final da nossa sessão especial. Ouvimos grandes oradores e o que nós vimos aqui: todos colocaram o coração em suas falas, o que mostra o respeito, o carinho de todos os que passaram pela Presidência, dos que estão, e mostra também que esse instituto tem muito a avançar.

    Eu finalizo pedindo aos senhores que, por favor, não baixem a guarda. Num momento de tantas mudanças sociais, em que relações sociais têm se modificado a cada instante de uma forma acelerada, em que as relações trabalhistas mudaram e as relações interpessoais estão mudando, não baixem a guarda. Especialmente os senhores, que têm como foco, lá na frente, como alvo o mais vulnerável, o idoso, a pessoa com deficiência, não baixem a guarda.

    Nós estamos vivendo um momento de tantas violências contra a pessoa idosa! Eu tenho a honra de presidir a Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa nesta Casa. Na verdade, ela é uma frente mista, Câmara e Senado. Quero muito o IBDP do meu lado nessa frente. Precisamos enfrentar todos os tipos de violência contra a pessoa idosa.

    Fui Ministra da Mulher e, quando Ministra, Presidente, eu me deparei com um quadro que eu jamais imaginava. Nos últimos 15 anos, explodiu, no Brasil, o estupro da mulher idosa. A mulher mais idosa que eu acompanhei, como Ministra, tinha cem anos de idade, e o estupro foi em Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande. Tem tantas violências contra a pessoa idosa que precisam ser enfrentadas no dia a dia – a violência física, patrimonial, a violência sexual, a violência psicológica –, mas vocês têm como missão lutar para que uma violência não seja mais constante, que é a garantia dos direitos.

    Continuem, não baixem a guarda; o nosso povo precisa desse instituto. Continuem dando muito trabalho para o INSS. Dá muito trabalho para ele.

    Por fim eu peço: nos ajudem como Congresso Nacional. Não nos deixem errar, porque aqui, às vezes, trancados em nossos gabinetes, nós estamos apresentando propostas legislativas que lá na ponta não vão ajudar em nada o cidadão, que lá na ponta vão prejudicar, e a gente está aqui movido, às vezes, de muito boa intenção. Não nos deixem errar; acompanhem o Parlamento. Sejam ousados; não sejam tímidos na hora de puxar a orelha do Congresso Nacional.

    Mas sejam ousados também na hora de apresentar uma proposta legislativa. O instituto sabe que pode – vocês mesmos – ser autor de proposta legislativa lá por meio da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Eu sou a Presidente; corram para lá. Nos ajudem a melhorar a legislação; nos ajudem a fiscalizar a política pública também. Não baixem a guarda na fiscalização também contra a corrupção. A gente não aguenta mais abrir o jornal e ouvir tantos escândalos de corrupção com os fundos de previdência. Fiquem no fronte de vocês, sem baixar a guarda, nos ajudando.

    Que Deus abençoe cada um de vocês que compõem o IBDP! Que Deus abençoe a família de vocês! O Senado Federal está muito feliz em ter celebrado os 21 anos deste instituto – e que venham mais 21, mais 21, mais 21. Foi uma honra para todos nós, Senadores, aprovarmos, por unanimidade, neste Plenário, o requerimento, que teve assinatura de muitos Senadores, mas ele foi aprovado por unanimidade, com louvor, para a realização desta sessão especial.

    Muito obrigada por terem vindo. Agradecemos as pessoas que estão nos acompanhando pela televisão, que estão nos acompanhando pela internet.

    Esta sessão vai ficar gravada e, com certeza, vai ser repetida inúmeras e inúmeras vezes. Coloquem esta sessão no site do nosso instituto, e eu vou novamente repetir o site do instituto: www.ibdp.org.br.

    Que Deus abençoe!

    E faço também o convite: não vão embora sem passar pela exposição sobre o holocausto. É muito fácil chegar: só descer a escada aqui, no salão azul. Passem por lá e vejam o grito das crianças brasileiras dizendo: "Holocausto nunca mais!".

    Que Deus abençoe vocês! Foi uma alegria estar com vocês, e obrigada Senador Lucas Barreto por não ter vindo e ter me dado a oportunidade de presidir esta importante sessão. (Risos.) E ele está falando conosco, mandando um abraço especial para cada um de vocês.

    Agradeço à equipe técnica da Mesa, agradeço ao pessoal da taquigrafia, da TV Senado. Que Deus abençoe, que tenhamos uma semana de bênçãos e vitórias! Parabéns IBDP! (Palmas.)

    Está encerrada a sessão.

(Levanta-se a sessão às 11 horas e 20 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2025 - Página 21