Comunicação inadiável durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Sr. Samir Mikael Maluf, empresário libanês radicado em Cuiabá-MT e fundador do Grupo São Benedito, falecido no último domingo, e relato da sua contribuição para o desenvolvimento imobiliário e econômico da região.

Autor
Jayme Campos (UNIÃO - União Brasil/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Homenagem ao Sr. Samir Mikael Maluf, empresário libanês radicado em Cuiabá-MT e fundador do Grupo São Benedito, falecido no último domingo, e relato da sua contribuição para o desenvolvimento imobiliário e econômico da região.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2025 - Página 75
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, EMPRESARIO, EMPRESA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

    O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT. Para comunicação inadiável.) – Exatamente, Sr. Presidente.

    Prezado Senador Davi Alcolumbre, Sras. e Srs. Senadores, cumprimento a todos que acompanham esta sessão pela TV Senado, pela Rádio Senado e pelos demais meios de comunicação da Casa e que nos acompanham pelas redes sociais.

    No último domingo, o meu querido Estado de Mato Grosso, particularmente a nossa capital Cuiabá, perdeu um dos seus homens ilustres: Samir Mikael Maluf, que faleceu aos 94 anos de idade. Era um dos muitos libaneses que chegaram à cidade nos anos de 1950 e que ajudaram a construir e desenvolver o nosso estado. E o que torna Samir Maluf um dos ilustres cuiabanos e um ilustre mato-grossense? Era um homem visionário, Sr. Presidente, e empreendedor, cuja dedicação firmou as bases de uma das maiores e mais sólidas empresas do nosso estado, o Grupo São Benedito, capitaneada pela construtora do mesmo nome.

    Ao longo de mais de 40 anos de existência, esse grupo, que começou com um pequeno negócio imobiliário, ergueu mais de 5 mil edificações verticais e condomínios residenciais de alto padrão nas principais cidades do nosso estado, empregando mais de mil funcionários na construção civil. Um caso de verdadeiro sucesso!

    Nessa trajetória, havia mais do que dedicação, talento e capacidade para crescer e expandir os seus negócios: Samir Maluf teve como maior mérito da sua vida entender a alma do povo cuiabano. Ele soube compreender a alma do povo mato-grossense, tornou-se um verdadeiro cuiabano, um verdadeiro mato-grossense, tanto é que tem a sua empresa o nome de um santo amado pelo povo cuiabano, o santo dos humildes e dos excluídos, cuja festividade é a maior realizada em Mato Grosso, na qual todos os fiéis, crianças, velhos e moços, veneram e agradecem as graças recebidas.

    Samir nos deixou, mas também nos deixou um legado espetacular, uma empresa sólida, que já prestou e seguirá prestando relevantes serviços ao nosso estado e à nossa gente, liderada pelos seus filhos, Marcelo Benedito Maluf e Marcos Antônio Maluf, aos quais quero render esta homenagem, assim como aos seus netos.

    Obrigado, Samir Maluf. O seu nome e o nome da sua família estão gravados na história do nosso estado. O seu exemplo será sempre uma luz viva para aqueles que querem crescer e empreender.

    E os resultados serão mais efetivos para aqueles que fazem com amor e dedicação.

    Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2025 - Página 75