Pronunciamento de Flávio Arns em 18/03/2025
Pela ordem durante a 9ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apoio ao voto de repúdio solicitado pelo Senador Carlos Portinho contra o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
- Autor
- Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
- Nome completo: Flávio José Arns
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Assuntos Internacionais,
Desporto e Lazer,
Direitos e Garantias:
- Apoio ao voto de repúdio solicitado pelo Senador Carlos Portinho contra o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/03/2025 - Página 102
- Assuntos
- Outros > Assuntos Internacionais
- Política Social > Desporto e Lazer
- Jurídico > Direitos e Garantias
- Indexação
-
- APOIO, SOLICITAÇÃO, CARLOS PORTINHO, SENADOR, VOTO, REPUDIO, PRESIDENTE, CONFEDERAÇÃO, AMERICA DO SUL, FUTEBOL.
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Senador Portinho, eu quero também concordar com o conteúdo do requerimento e manifestar a solidariedade ao Luighi. Eu assisti a todo o depoimento do Luighi após a partida. Foi comovente! É uma pessoa e um ser humano em desenvolvimento.
Concordo inteiramente com o que o Senador Omar Aziz colocou, mas eu vou além: ele cometeu um crime de racismo contra o Brasil, porque colocou o Brasil nessa situação. Um time brasileiro!
Gostaria, também, que isto fosse encaminhado para a Advocacia-Geral da União, para que tome as providências judiciais cabíveis para que essa pessoa, quando entrar no Brasil, saiba que está sendo processada por crime de racismo em nosso país. Claro, além da iniciativa de se enviar o documento para a Fifa e de ser considerada persona non grata, mas, se pisar em solo brasileiro, que saiba que está sendo processado pela Justiça brasileira.
Então, a Advocacia do Senado pode tomar todas as providências nesse sentido.
(Soa a campainha.)
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – Penso que o caminho seja mandar para a Advocacia da União, porque o próprio Executivo tem que se pronunciar sobre isso, para dizer que o Brasil foi ofendido, os times brasileiros foram ofendidos. Não só uma pessoa, mas o país foi ofendido.
Então, o Congresso Brasileiro está tomando iniciativa. O Executivo que tome também essa iniciativa e que acione judicialmente essa pessoa.
Já discutimos a situação do Vini Júnior em outros momentos aqui no Senado, que é um carrasco de pessoas que, na verdade... O Vini Júnior pretende ser o carrasco, também, das pessoas que usam do racismo, carrasco de racistas.
E temos que acabar com essa iniciativa mostrando para o mundo que esse sujeito que cometeu esse crime...
(Interrupção do som.)
(Soa a campainha.)
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – ... não merece jamais estar num cargo dessa natureza, e jamais entrar neste país, e saber que ele pode ser preso, porque é um criminoso, e criminoso tem que ser punido.