Pronunciamento de Chico Rodrigues em 19/03/2025
Discurso durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Prestação de contas à população de Roraima sobre a atuação de S. Exa. no incentivo da atividade agrícola no Estado, destacando ações para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento econômico regional.
- Autor
- Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
- Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca },
Atividade Política,
Desenvolvimento Regional:
- Prestação de contas à população de Roraima sobre a atuação de S. Exa. no incentivo da atividade agrícola no Estado, destacando ações para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento econômico regional.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/03/2025 - Página 18
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
- Outros > Atividade Política
- Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
- Indexação
-
- PRESTAÇÃO DE CONTAS, POPULAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, INCENTIVO, AGRICULTURA FAMILIAR, PEQUENO PRODUTOR RURAL, DESTAQUE, EMENDA INDIVIDUAL, RECURSOS FINANCEIROS, AÇÕES, DESENVOLVIMENTO, ATIVIDADE AGRICOLA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, PARCERIA, GOVERNO ESTADUAL, PREFEITURA, COMENTARIO, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA E PECUARIA, CARLOS FAVARO.
O SR. CHICO RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR. Para discursar.) – Sr. Presidente Humberto Costa, meu caro companheiro e amigo Veneziano Vital do Rêgo, Sras. e Srs. Senadores, venho a esta tribuna nesta tarde com a grata alegria de compartilhar com o nosso país, especialmente com o povo de Roraima, que me trouxe ao Senado da República como seu representante, a apresentação de resultados da nossa ação parlamentar num setor que é fundamental para a nossa economia.
A defesa da agricultura tem sido uma marca do nosso mandato, especialmente da agricultura familiar, dos pequenos produtores, que vivem do que plantam, que comem o que semeiam. A sabedoria popular nos lembra que, "se o campo não planta, a cidade não janta". Nisso, compreendo que incentivar a atividade agrícola é estimular uma produção farta e de qualidade, que colabora para a geração de renda e de oportunidades. Isso é indiscutível, e parte da base, dos menores que mais enfrentam os desafios – são os que precisam da nossa mão estendida – a nossa ação parlamentar.
Não por acaso defini como uma das nossas metas a conquista de maquinários, equipamentos, além de garantir a aquisição de mudas, sementes e insumos, olhando para todos os 15 municípios de Roraima, da capital e do interior, encurtando distâncias e assegurando mais igualdade.
Tenho o imenso orgulho de ter destinado, nos últimos anos, um volume vultoso de recursos para atender todos os segmentos da economia do nosso estado. Desse volume, milhões de reais investidos na agricultura foram para apoiar a mulher do campo.
Quando falo de veículos e equipamentos, já são aproximadamente 1,3 mil equipamentos. Isso ainda não é tudo.
Tenho a convicção de que a agricultura é sinônimo de prosperidade, ainda mais em uma terra próspera e abençoada, em que a atividade representa parte significativa e decisiva do PIB e da economia de Roraima.
Aqui, reitero o meu compromisso, com cada trabalhador e cada trabalhadora do campo, da capital e do interior, de que seguirei sendo o Senador que faz muito pela agricultura de Roraima. Quero continuar sendo o Senador da agricultura, principalmente familiar.
Caros colegas Senadores e Senadoras, pessoas que nos assistem por este país afora, quero dizer que a localização geopolítica e geoestratégica do meu estado, o Estado de Roraima, lá no Hemisfério Norte, demonstra, com aquela população de trabalhadores e trabalhadoras do campo, uma potencialidade gigantesca.
E, obviamente, nós não poderíamos deixar aqui de fazer um registro, por uma questão de justiça, das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governador do estado, na implementação de políticas públicas que fortaleçam a agricultura de Roraima, seja a agricultura do agronegócio, seja a agricultura familiar.
E, obviamente, eu, como parceiro estratégico, que tenho colocado recursos vultosos, como acabei de falar, para atender a essas demandas reprimidas da nossa atividade econômica do setor primário, tenho, obviamente, a agradecer, porque tenho me alinhado às políticas públicas do Governo do estado. Já entreguei mais de 60 caminhões para atender às associações, cooperativas, pequenos grupos rurais; mais de 40 tratores agrícolas, com os seus implementos, arados, grades, carretas, colheitadeiras, plantadeiras, subsoladores, etc. E isso demonstra, exatamente, esse meu envolvimento direto com esse setor, que eu tão bem conheço, até como agrônomo que sou também.
E, obviamente, não poderia deixar aqui de fazer um grande elogio ao Prefeito da capital também, o Prefeito Arthur Henrique, que transformou a Secretaria Municipal de Agricultura em um instrumento poderosíssimo para atender aos milhares de agricultores que estão no entorno da nossa capital.
E é lógico que ali também tem o meu braço forte e a minha mão amiga, como é o slogan do Exército Brasileiro, "Braço Forte – Mão Amiga", para atender a todos esses segmentos, no PA Nova Amazônia e em outros assentamentos rurais, porque é fundamental que o estado forneça os instrumentos e os meios para que esses trabalhadores tenham mais acesso à tecnologia e possam, obviamente, se fixar na terra, produzir mais, para diminuir, na verdade, o preço do alimento na mesa dos roraimenses.
Isso eu tenho feito de uma forma extremamente cuidadosa e determinada. E ali são equipamentos na área de irrigação, atendendo com alta tecnologia, com painéis solares, com sistemas completos de irrigação, porque temos também, apesar de estarmos na Amazônia, aproximadamente seis meses de período de seca, muitas vezes rigorosa, como neste ano; e há outros programas, como a aquisição de equipamentos, de tratores.
Na última semana, por exemplo, tive a oportunidade, juntamente com o Prefeito da capital, Arthur Henrique, de entregar aproximadamente oito equipamentos de última geração tecnológica, para fazer frente às demandas, às necessidades daqueles produtores assistidos pela Secretaria de Agricultura do Município de Boa Vista. E também não poderia esquecer que recebemos, na última semana, mais 14 caminhões, fruto das minhas emendas, para entregar às associações, cooperativas e sindicatos, ao Governo do Estado, à Secretaria de Agricultura e ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural. São ações que mostram a operacionalidade, a funcionalidade, a responsabilidade, o compromisso que nós temos com o nosso mandato, para fortalecer a economia primária do Estado de Roraima.
Nós temos uma população atomizada ainda, espalhada num estado de 222 mil quilômetros quadrados, de distâncias enormes, com características de solo, de clima, de área de campo, de área de floresta muito diversas. Nós temos, obviamente, que trabalhar nessa direção, no sentido de que possamos potencializar esse crescimento da nossa agricultura, esse crescimento da nossa pecuária, porque, como já disse anteriormente, a localização geopolítica nossa é fantástica, é invejável em relação aos demais estados do Brasil. Nós estamos ali na fronteira norte, com mais de mil quilômetros de fronteira com a República Cooperativa da Guiana, com mais de mil quilômetros de fronteira com a República Bolivariana da Venezuela, portanto, com o mercado do Caribe todo à disposição para que possamos, na verdade, ser os grandes produtores de alimentos para atender àquela população periférica, sem considerar também que somos o grande abastecedor do Estado do Amazonas. Manaus, por exemplo, tem aproximadamente 2,5 milhões de habitantes – estamos ali apenas a 700km do Amazonas –, portanto, é um mercado de consumo extremamente potencial para os nossos pequenos, médios e grandes produtores rurais.
Sr. Presidente, gostaria de deixar esse registro nesta tarde, até porque estamos, inclusive, também nos dirigindo para mais uma reunião com o Ministro Carlos Fávaro, nosso colega Senador da República, atendendo e obedecendo àquele critério da demanda de que "quem quer vai, quem não quer manda recado". Estou realmente indo também ao Ministro para pedir mais recursos, para que possamos...
(Soa a campainha.)
O SR. CHICO RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – ... ampliar, cada vez mais, as ações nossas junto aos produtores rurais do Estado de Roraima.
Portanto, muito obrigado, Presidente, pela oportunidade.
Era esse o registro que eu gostaria de deixar aqui nesta tarde.
Muito obrigado.