Pronunciamento de Davi Alcolumbre em 19/03/2025
Fala da Presidência durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Manifestação acerca das falas do Senador Plínio Valério em relação à Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Sra. Marina Silva.
- Autor
- Davi Alcolumbre (UNIÃO - União Brasil/AP)
- Nome completo: David Samuel Alcolumbre Tobelem
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Atuação do Senado Federal,
Mulheres:
- Manifestação acerca das falas do Senador Plínio Valério em relação à Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Sra. Marina Silva.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/03/2025 - Página 47
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- REPUDIO, DISCURSO DE ODIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADOR, PLINIO VALERIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA, MARINA SILVA, POLARIZAÇÃO POLITICA, VIOLENCIA, MULHER, SENADO, PROTEÇÃO.
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP. Fala da Presidência.) – Apesar de estarmos no meio do processo de uma votação de uma matéria muito importante, eu não poderia deixar passar em branco um episódio que eu acompanhei hoje pela imprensa brasileira.
E é importante uma fala da altura desta Presidência do Senado, em nome do Senado Federal, de um episódio de um colega Senador nosso, um amigo nosso, uma liderança política importante do Estado do Amazonas e do Brasil, que, por uma fala infeliz, em um episódio de uma reunião onde ele estava palestrando... Com todo o respeito e com todo o carinho que tenho pelo Senador Plínio Valério, eu acho que ele foi muito infeliz nessa colocação em um evento. Não sei onde foi esse evento, mas chegou ao conhecimento da Presidência a cobrança de alguns Senadores e Senadoras em relação à postura da fala do Senador Plínio Valério.
Estou trazendo de público porque tenho pessoalmente as minhas discordâncias do ponto de vista ideológico e partidário com algumas posições políticas da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, mas o Senador Plínio Valério não poderia, em um evento, falar que acompanhou uma audiência pública de uma Ministra de Estado por seis horas e que não sabia – em uma fala irônica ou despretensiosa, não quero julgar – onde estava que não enforcou a Ministra Marina Silva.
Então, eu quero fazer esse registro, porque fui cobrado hoje e, da mesma maneira como eu trato todos os Senadores com imparcialidade, com lealdade, com carinho e com atenção, eu precisava fazer essa manifestação.
Não concordo com muitas posições ideológicas da Ministra de Estado do Meio Ambiente em relação ao país, mas acho que o meu querido colega, Senador Plínio Valério, precisa fazer uma referência em relação a essa fala, até mesmo justificar se foi uma fala equivocada, que não era aquilo que ele queria dizer, mas nós estamos vivendo um momento tão difícil, que uma fala de um Senador da República, mesmo de brincadeira ou com tom de brincadeira, agride, infelizmente, o que nós estamos querendo para o Brasil.
Nós estamos vivendo em um país dividido, polarizado, o que infelizmente está fazendo mal para as pessoas, e uma fala dessa só é um combustível, Senadora Leila, para essas agressões que nós estamos vendo nas famílias brasileiras, na sociedade brasileira, onde está todo mundo se achando no direito de ofender e agredir todo mundo.
Então, essa era uma fala do alto da Presidência do Senado. Tenho certeza de que falo em nome de todo o Senado da República, do Congresso Nacional. A gente tem o direito de falar qualquer coisa, a gente tem o direito e o voto de divergir, de votar de uma maneira ou de outra, mas uma fala dessa foi muito infeliz, e eu tenho certeza absoluta de que o meu irmão, meu amigo Senador Plínio Valério vai fazer referência e corrigir esse episódio dessa fala.
É uma fala desta Presidência contextualizando um episódio. E eu tenho certeza absoluta de que o nosso querido Senador Plínio Valério vai rapidamente pedir desculpas e recompor essa fala infeliz em relação à Ministra do Meio Ambiente.