Pronunciamento de Esperidião Amin em 19/03/2025
Pela ordem durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Crítica à atuação da Polícia Federal em relação a parlamentares, a mando do Poder Judiciário. Defesa de proteção das prerrogativas parlamentares por parte do Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação da Câmara dos Deputados,
Atuação do Congresso Nacional,
Atuação do Senado Federal:
- Crítica à atuação da Polícia Federal em relação a parlamentares, a mando do Poder Judiciário. Defesa de proteção das prerrogativas parlamentares por parte do Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/03/2025 - Página 48
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação da Câmara dos Deputados
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Indexação
-
- CRITICA, ATUAÇÃO, POLICIA FEDERAL, MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO, RESIDENCIA, SENADOR, MARCOS DO VAL, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, DAVI ALCOLUMBRE, PROTEÇÃO, PRERROGATIVA, MANDATO PARLAMENTAR.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Pela ordem.) – De maneira cavalheiresca e respeitosa, é para dar publicamente esse conselho, vamos dizer assim, ao Senador Plínio Valério.
Como eu não conheço exatamente o conteúdo do que ele falou, acho que uma admoestação pública já é uma advertência que cabe ao Senador examinar. Agora, eu espero que V. Exa. – confio que V. Exa., que teve este cuidado em relação à nossa Casa – nos ajude quando outras casas tratam Parlamentares da maneira como nós temos assistido nos últimos anos, inclusive aqui, em relação a uma visita que a Polícia Federal fez à casa de um Senador em junho de 2023, e não se sabe o que foi encontrado lá. Mas a gente sabe quem é o Senador e que ele foi alvo de uma busca domiciliar. Trata-se do Senador Marcos do Val. Não estou defendendo ele, não; só estou pedindo que V. Exa. use a mesma régua nos casos em que outras casas estão debochando do mandato.
Muito obrigado.