Pela ordem durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa do Senador Plínio Valério das acusações a este atribuídas em razão de declarações a respeito da Ministra de Estado do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Críticas ao Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre, por não se posicionar sobre as mulheres presas em decorrência dos atos de vandalismo praticados no dia 8 de janeiro de 2023.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário, Atuação do Senado Federal, Direitos Individuais e Coletivos, Mulheres:
  • Defesa do Senador Plínio Valério das acusações a este atribuídas em razão de declarações a respeito da Ministra de Estado do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Críticas ao Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre, por não se posicionar sobre as mulheres presas em decorrência dos atos de vandalismo praticados no dia 8 de janeiro de 2023.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2025 - Página 60
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Jurídico > Direitos e Garantias > Direitos Individuais e Coletivos
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADOR, PLINIO VALERIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA, MARINA SILVA, POLARIZAÇÃO POLITICA, VIOLENCIA, MULHER, SENADO, PROTEÇÃO, COMENTARIO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ALEXANDRE DE MORAES, GOLPE DE ESTADO, JANEIRO, ANISTIA, CRITICA, PRESIDENTE, DAVI ALCOLUMBRE, OMISSÃO, PRESO, DEPREDAÇÃO, SEDE, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, JUDICIARIO.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Muito obrigado, Sr. Presidente. Eu peço o mesmo tempo que o Senador Sérgio Petecão teve, dois minutos e meio, porque, quem conhece o Senador Plínio Valério aqui sabe – quem convive com ele sabe – do coração do Senador Plínio Valério. Uma pessoa sempre muito equilibrada, sempre muito sereno, um humanista que votou todas as propostas aqui desde que eu cheguei com ele, em 2019, a favor das mulheres. Está aí o projeto. Ele já usou esta tribuna várias vezes para falar contra a violência contra as mulheres na educação. O Senador Plínio Valério é um humanista, um franciscano.

    Agora, um erro... E aí, com todo o respeito, Senador Plínio, pelo momento que a gente vive no Brasil, e a gente sabe... Quem o conhece não tem que ter dúvida de que o senhor falou numa brincadeira, falou num momento de descontração. Não é jamais a sua intenção aquela imagem da força da palavra que eu não vou repetir aqui. Um erro não justifica o outro. Ser chamado de psicopata também é um erro. Mas eu digo para o senhor: eu não vi nenhuma mulher aqui, acerca de ser tratada como objeto a Ministra Gleisi Hoffmann pelo Presidente Lula na fala machista, eu não vi nenhum tipo de solidariedade. Quando o filho do Lula andou agredindo a mulher, eu não vi nenhuma solidariedade. Então, são dois pesos e duas medidas.

    Agora, Presidente, no minuto que me falta, com todo o respeito, eu volto ao senhor...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... que fez uma fala contundente – e eu quero fazer uma saudação ao Senador Esperidião Amin, que fez a primeira fala aqui sobre esse assunto –: o senhor precisa ser contundente também com as mulheres que são presas políticas deste país; que com um batom, como, por exemplo, a senhora Débora – tem várias –, inclusive com a própria DPU (Defensoria Pública da União) reconhecendo as violações de Alexandre de Moraes – a própria DPU –, e uma senhora que escreve o que com água e sabão você tira em 15 segundos – com água e sabão... O senhor não fez nenhuma fala sobre essa presa política que está aí, presa, com duas filhas pequenas. Que país é este em que a gente vive, onde o Ministro do STF fala "perdeu, mané", e vai uma brasileira e escreve o que ele falou e tem essa punição?


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2025 - Página 60