Pela ordem durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à manifestação do Presidente do Senado Federal acerca das falas do Senador Plínio Valério em relação à Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Sra. Marina Silva.

Autor
Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Mulheres:
  • Apoio à manifestação do Presidente do Senado Federal acerca das falas do Senador Plínio Valério em relação à Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Sra. Marina Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2025 - Página 61
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • REPUDIO, DISCURSO, DISCURSO DE ODIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADOR, PLINIO VALERIO, MINISTRO DE ESTADO, MARINA SILVA, POLARIZAÇÃO POLITICA, VIOLENCIA, MULHER, SENADO, PROTEÇÃO.

    A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF. Pela ordem.) – Sr. Presidente, vamos lá, vamos parar de fazer discurso político aqui e ser muito objetivos.

    Nós não estamos falando de casos isolados. O que o Senador Plínio, o Presidente Lula, o que o Girão falou agora é comportamental. O que nós vivemos hoje é a banalização da forma de tratamento com relação à mulher; seja ela ministra, seja ela uma diarista, é o como se trata. E esta Casa tem que dar o exemplo – tem que dar o exemplo. Aqui todos os dias nós criticamos o comportamento de A, de B e de C. E, independentemente de ser o mês das mulheres, tem que se respeitar a mulher, seja em qualquer espaço, em qualquer lugar, seja qualquer autoridade ou qualquer ser humano. Mulher tem que ser respeitada. Não me interessa o contexto em que as pessoas estão falando: se é numa brincadeira, se é numa piada, numa roda de amigos ou se é fazendo um discurso. Não é normal. Não é normal esse tipo de comportamento! Isso é inaceitável! Figuras públicas, pessoas, seja um Presidente, seja um Senador, seja um advogado, seja um mecânico; qualquer homem, qualquer cidadão neste país tem que respeitar a mulher. Não se pode tratar uma mulher como a gente anda tratando. Por favor!

    O SR. MARCIO BITTAR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AC. Fora do microfone.) – A gente, não!

    A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – A gente, sim! Porque, se ele falou uma coisa e você está defendendo, passando a mão na cabeça e achando normal, você está defendendo.

(Soa a campainha.)

    A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Não é a postura – não é –, é o como se fala; é a postura com relação à mulher. É uma piada...

(Soa a campainha.)

    A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Seja uma piada, seja uma fala, está sendo banalizado. E a gente...

    Olha, Senador Plínio, eu nem vou entrar no mérito. Eu já falei, não foi para você, não foi para o Presidente Lula, não foi para nenhuma pessoa; é geral. É geral o que está acontecendo neste país. Eu já falei para vocês: vocês são pais de mulheres, vocês têm irmãs, vocês têm mães... Gente, o mundo é povoado na maioria por mulheres, e toda hora vocês tentam justificar o comportamento de vocês como algo "ah, não, mas saiu", "eu estou brincando, foi uma brincadeira". Gente, é comportamento. É disso que a gente está falando aqui. Não são situações isoladas – a questão do que aconteceu em 2019, que foi uma tragédia, uma pandemia, ou no 8 de janeiro –, é como se tratam as mulheres neste país. É só isso.

    Vamos parar de justificar um comportamento inaceitável – inaceitável! Não dá mais para aceitar isso. Por favor, eu chamo vocês à reflexão. Nós estamos perdendo tempo, dando um péssimo exemplo para fora, cada um justificando por que fez.

    Então, eu gostaria muito – muito – de pedir a todos vocês: vamos parar com isso e vamos fazer só uma reflexão. E, daqui para fora, está muito ruim como estão tratando as mulheres. É só aqui...

(Soa a campainha.)

    A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – ... darmos o exemplo. Vamos fazer esta reflexão, por favor: é comportamental.

(Soa a campainha.)

    A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – É comportamental. Nós temos que dar o exemplo, o exemplo de como tratar e falar de mulher neste país, principalmente dentro desta Casa.

    Obrigada.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Queria...

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Sr. Presidente, pela ordem.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Questão de ordem, Senador Randolfe Rodrigues.

    A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Desculpa, porque eu só falo gritando e não vou mudar. (Fora do microfone.) Vou falar gritando. Vou falar do meu jeito.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2025 - Página 61