Pronunciamento de Nelsinho Trad em 19/03/2025
Pela ordem durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, no dia 21 de março.
- Autor
- Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
- Nome completo: Nelson Trad Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Saúde:
- Comemoração pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, no dia 21 de março.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/03/2025 - Página 74
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Saúde
- Indexação
-
- COMEMORAÇÃO, HOMENAGEM, Dia Nacional da Síndrome de Down, SINDROME DE DOWN.
O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, é apenas para registrar que, no dia 21 de março, se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. O Senador Romário já usou a tribuna hoje para falar sobre essa data. Nós estamos organizando uma sessão para setembro, que é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, para poder fazer uma comemoração conjunta.
E quero dizer a V. Exa. que lá na minha cidade, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a nossa capital, tem uma associação muito bem organizada que leva o nome de Juliano Varela, que já está convidada para fazer parte desse momento tão especial para a gente. Eles se organizaram na formação de uma banda de música, é a primeira e única banda de música com portadores de síndrome de Down. As apresentações deles são realmente emocionantes.
Nós estamos fazendo esse registro, não podia ser diferente, porque, cada vez mais, eles estão participando, estão incluídos na sociedade, na luta pelas suas garantias. Lá no meu estado, a gente teve uma candidatura a Vereador de uma pessoa portadora de síndrome de Down, que levou uma mensagem muito bonita na campanha.
Eu quero aqui registrar isso e dizer que nós estamos preparando uma sessão, eu e o Senador Romário, com muito carinho, para a gente poder, cada vez mais, fazer valer as garantias das pessoas portadoras da síndrome de Down e aquelas portadoras de deficiência.
Era isso, Presidente Eduardo Braga.