Discurso proferido da Presidência durante a 14ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, premiação que, instituída pela Resolução nº 2, de 2001, é destinada a agraciar pessoas que no país tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.

Autor
Eduardo Gomes (PL - Partido Liberal/TO)
Nome completo: Carlos Eduardo Torres Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem, Mulheres:
  • Sessão Especial destinada a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, premiação que, instituída pela Resolução nº 2, de 2001, é destinada a agraciar pessoas que no país tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.
Publicação
Publicação no DSF de 28/03/2025 - Página 9
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ENTREGA, DIPLOMA, MULHER, CIDADÃO, BERTHA LUTZ, CONTRIBUIÇÃO, LUTA, DIREITO, MINISTERIO DAS MULHERES IGUALDADE RACIAL DA JUVENTUDE E DOS DIREITO HUMANOS, IGUALDADE, GENERO.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO. Para discursar - Presidente.) – Registro as honrosas presenças dos Deputados e dos Senadores aqui já citados, mas, em especial, a do Senador Eduardo Braga, Líder do MDB, e a do Deputado Federal Júlio Cesar, na pessoa de quem cumprimento todos os Deputados e Deputadas Federais presentes; das senhoras e senhores representantes do corpo diplomático dos países Congo, Cuba, Eslovênia, Palestina e República Dominicana; e do Senador Efraim.

    Faremos, ao longo da sessão, a saudação das autoridades que ainda estão chegando, já na fase em que teremos a Presidência da Senadora Leila.

    É com muita satisfação que celebramos, nesta 22ª edição do Diploma Bertha Lutz, a trajetória extraordinária de 19 mulheres de enorme destaque na luta em defesa da equidade de gênero no país. São mulheres das mais diferentes origens, etnias, talentos e áreas de atuação, mulheres que representam diretamente o potencial da gigantesca população feminina do Brasil e que honram o legado de Bertha Maria Júlia Lutz, a líder sufragista que dedicou sua vida em prol da luta por direitos políticos e pelo acesso à educação para as mulheres.

    A luta de Bertha Lutz, que, em 1936, tornou-se a segunda mulher a assumir o mandato de Deputada Federal no Brasil, permanece atual. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que, em 2021, mais de 1,3 mil mulheres foram assassinadas, e que, a cada sete minutos, uma mulher é vítima de violência física no Brasil.

    Reverter esse triste quadro é uma tarefa de todas os cidadãos e cidadãs e de todas as instituições brasileiras, e o Diploma Bertha Lutz vem justamente premiar os esforços de maior destaque neste sentido.

    Nesta edição, o Diploma Bertha Lutz homenageia as 19 personalidades aqui citadas no início desta sessão, de maneira merecida, de maneira justa.

    Todas as mulheres empenham-se com força e obstinação na luta contra a desigualdade de gênero no Brasil. De formas variadas, em campos diversos, com habilidades distintas, vocês todas se dedicaram com bravura e contribuíram vivamente nessa caminhada coletiva em favor da equidade.

    Senhoras e senhores, estamos em 2025, e, infelizmente, ainda é preciso repetir: a causa feminina é a causa pela igualdade e pela justiça; é a luta contra a discriminação, contra a violência de gênero e a desigualdade salarial; a luta pela equiparação de oportunidades, pela divisão do trabalho doméstico, pela efetiva inclusão social. Essa é a luta, caros presentes. Essa é uma luta de todos nós. As mulheres que ora homenageamos nos servem de norte nessa longa jornada pela igualdade, jornada que atravessa gerações, mas que há de se encerrar um dia, quando finalmente chegarmos lá.

    Eu, pessoalmente, em nome desta Casa, do Presidente Davi Alcolumbre e dos presidentes de Comissão, Líderes, 81 Sras. Senadoras e Srs. Senadores, expresso aqui a minha admiração por todas as senhoras e agradeço cada uma pela obra de suas vidas, que hoje é homenageada de maneira muito justa.

    Muito obrigado a todos e a todas. (Palmas.)

    Neste momento, cumprindo aqui uma maravilhosa tradição, passamos a Presidência desta sessão para a Senadora Leila Barros, Líder da Bancada Feminina do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/03/2025 - Página 9