Pronunciamento de Leila Barros em 27/03/2025
Não classificado durante a 14ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, premiação que, instituída pela Resolução nº 2, de 2001, é destinada a agraciar pessoas que no país tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Não classificado
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Mulheres:
- Encerramento de Sessão Especial destinada a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, premiação que, instituída pela Resolução nº 2, de 2001, é destinada a agraciar pessoas que no país tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/03/2025 - Página 34
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ENTREGA, DIPLOMA, MULHER, CIDADÃO, BERTHA LUTZ, CONTRIBUIÇÃO, LUTA, DIREITO, MINISTERIO DAS MULHERES IGUALDADE RACIAL DA JUVENTUDE E DOS DIREITO HUMANOS, IGUALDADE, GENERO.
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Você foi incrível, Petecão. Nós agradecemos. Mas, assim, independente da fala ou não, a sua presença aqui tem um simbolismo e é muito bacana.
Assim como a você, a todos os homens... Vejo muitos homens aqui no Plenário, assessoria, todos vocês; é muito bom tê-los conosco nesse front.
Então, uma salva de palmas, por favor, para os homens que estão aqui conosco. (Palmas.)
Bom, eu vou ter que encerrar a sessão, mas com o coração muito cheio de amor, de alegria, de esperança, por este momento ímpar, que certamente não é só para mim, mas para todos que puderam estar com vocês, mulheres agraciadas, aqui neste momento.
A nossa luta continua, não é simplesmente ganhar o diploma e dizer que está tudo bem. A gente sabe diariamente da nossa luta. Muitos de vocês já viram a minha emoção. Teve um vídeo que meio que viralizou da emoção. A gente sabe das nossas lutas aqui.
A fala da Dra. Bruna foi muito assertiva. Quando ela falou "Olha, não desistam!", uma olhou para a outra assim ó... Cada uma de nós que cruzamos os olhares sabe – nós aqui no Parlamento e vocês no dia a dia – o quanto é importante a nossa resistência, a nossa força e a nossa batalha diária.
Então, quero agradecer demais por este momento muito especial.
Vamos seguir firmes em sororidade. Tem gente que não gosta dessa palavra. Eu amo essa palavra, porque a gente não pode perder a fé. Nós somos uma geração que, se Deus quiser, vai preparar, como as anteriores prepararam para nós, um caminho mais próspero, mais esperançoso e mais digno para as que estão vindo. É só nisto que eu penso por estar aqui, é só por isto que realmente vale a pena estarmos aqui: por sabermos que a gente tem uma missão. Isso aqui não é a nossa profissão. Isso aqui diariamente me mostra, enquanto mulher, mãe... Porque eu tenho um filho, tenho um menino dentro de casa e tenho que dar exemplo para ele, porque eu quero que ele respeite as mulheres, que ele cuide das mulheres e que ele entenda a importância não só da mãe dele, mas de todas as mulheres que o cercam e que ainda o cercarão. Essa é a nossa missão.
Então, muito obrigada por este momento muito especial.
Cumprida a finalidade desta sessão, agradecendo às minhas colegas Senadoras, aos Senadores, a todos os Parlamentares, às nossas agraciadas, às nossas assessorias, aos meios de comunicação, finalizo esta sessão de entrega do Diploma Bertha Lutz 2025, superespecial, e agradeço às personalidades que nos honraram com suas participações.
Inclusive, eu convido as agraciadas, as Senadoras - cadê o Petecão?; foi embora – e os Senadores para uma foto conjunta, o que vai nos honrar muito, em frente à mesa.
Está encerrada a sessão.
Boa quinta para todo mundo.
Salve a mulher brasileira!