Pronunciamento de Veneziano Vital do Rêgo em 25/03/2025
Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Reflexões sobre o recente pronunciamento do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em defesa da integridade do sistema eleitoral brasileiro e críticas ao ex-Presidente da República Jair Bolsonaro por suposta tentativa de descredibilizar as eleições.
Insatisfação com a reeleição do Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Sr. Ednaldo Rodrigues, e lamento pela ausência de representação feminina na diretoria da entidade.
- Autor
- Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Eleições e Partidos Políticos:
- Reflexões sobre o recente pronunciamento do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em defesa da integridade do sistema eleitoral brasileiro e críticas ao ex-Presidente da República Jair Bolsonaro por suposta tentativa de descredibilizar as eleições.
-
Desporto e Lazer,
Mulheres:
- Insatisfação com a reeleição do Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Sr. Ednaldo Rodrigues, e lamento pela ausência de representação feminina na diretoria da entidade.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/03/2025 - Página 22
- Assuntos
- Outros > Eleições e Partidos Políticos
- Política Social > Desporto e Lazer
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- ELOGIO, COMENTARIO, DECLARAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), TARCISIO GOMES DE FREITAS, SISTEMA ELEITORAL, ELEIÇÕES, BRASIL, URNA ELETRONICA, CRITICA, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, QUESTIONAMENTO, VALIDADE, PROCESSO ELEITORAL.
- CRITICA, ELEIÇÃO, PRESIDENTE, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF), EDNALDO RODRIGUES, AUSENCIA, REPRESENTAÇÃO, MULHER, COMPARAÇÃO, FEDERAÇÃO, ESTADO DA PARAIBA (PB).
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB. Para discursar.) – Sr. Presidente, minhas saudações. Boa tarde a V. Exa.
Os nossos cumprimentos extensivos ao Senador Plínio Valério, ao Senador Eduardo Girão e, de forma particularmente especial, à nossa Senadora Augusta Brito, que traz um tema que necessita, que haverá de ser muito bem debatido proximamente, quando vencido o processo deliberativo na Casa dos Deputados e das Deputadas, que é o PL que permite fazer um pouco mais de justiça tributária, de justiça social, a iniciativa cumpridora de palavra do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando, na semana passada, assim anunciara a isenção aos que recebem... São cidadãs e cidadãos brasileiros, praticamente 10 milhões de pessoas, que serão beneficiadas com essa medida muito justa. E precisamos, sim, assumidamente, demonstrar o quanto estamos comprometidos com ela.
Presidente, houve um fato na semana passada – e V. Exa. é muito atento, muito sensível a tudo aquilo que perpassa a nossa realidade não apenas na política, mas notadamente – que foi um fato que pouco, penso eu... Pelo menos a olhos rapidamente vistos, ele não foi explorado ou não foi devidamente interpretado e abordado. Pois bem. Eu quero trazer o depoimento que foi feito, uma fala, um pronunciamento, um discurso em uma solenidade que ocorreu em São Paulo, reunindo integrantes das cortes eleitorais estaduais, dos tribunais regionais eleitorais, cujo palestrante ou cujo convite feito a ocupar aquele momento, com o microfone à sua disposição, foi o Governador Tarcísio de Freitas. Acredito que V. Exa. vai lembrar. O Governador se postou e disse, em alto e bom som, de forma a não deixar qualquer dúvida, a não deixar questionamentos outros, o que sempre nós dissemos – não, o que sempre nós cidadãos que temos a responsabilidade de poder traduzirmo-nos com essa responsabilidade a tratar os assuntos políticos –: a lisura do sistema eleitoral brasileiro. O Governador Tarcísio de Freitas é um dos aliados proeminentes do ex-Presidente Jair Bolsonaro, mas ele assumiu aquela tribuna, assumiu aquele momento e disse que cumprimentava o sistema adotado por nós como uma referência, que deveria ser referência seguida por outros países na sua lisura, a não deixar quaisquer dúvidas que pudessem pairar em relação às nossas vontades enquanto cidadãos eleitores, sistema esse que traz agilidade com segurança e que permite que os cidadãos conheçam dos resultados eleitorais, dos processos de disputas eleitorais de forma mais rápida. E por que me chamou a atenção – e deve ter chamado a atenção de muitos? É exatamente por se tratar do Governador do Estado de São Paulo, aliado de Jair Bolsonaro, que tem uma voz forte...
E deveria a sua fala ter pelo menos sido ouvida por aqueles que ainda teimam, como uma deliberada forma de tentar povoar e viciar o processo de debate político nacional, com uma das mentiras mais famigeradas que nós vimos, fake news com que nós nos deparamos, que foi exatamente tratar o processo eleitoral, a partir de 2019, sob a condução do ex-Presidente... Ele próprio deveria ser, como autoridade máxima recém-eleita à época Presidente da República, de forma diferente, de forma responsável, de forma a não querer gerar tumulto e, gerando tumulto, fazer uma pavimentação para aquilo com que, anos à frente, nós estaríamos a nos deparar, exatamente em 2022: um processo que desejava, sob a condução do ex-Presidente, acompanhado de alguns acólitos, implementar a sanha de trazer um golpe de Estado, de abolir as nossas instituições democráticas...
Eu lamento que aquela fala, feita ontem por uma pessoa por quem eu tenho respeito... Tive a oportunidade, enquanto Senador... E o Governador, que, à época, respondia pelo Ministério da Infraestrutura, nunca deixou de atender de uma forma solícita e atenciosa às nossas demandas. Seria importante que, em vez de ter sido a fala da semana próxima passada, a fala dele, aliado do ex-Presidente, a chamar a atenção, a orientar o ex-Presidente, quando o ex-Presidente deliberava fazer uma narrativa de que o Brasil incorrera em equívocos quando assinava embaixo o sistema eleitoral das urnas eletrônicas... Não o fez no momento que poderia ter feito lá atrás, quando todo esse processo já estava em curso, mas o faz neste momento.
A minha esperança, Presidente Humberto Costa, em especial quando nós observamos, há duas semanas, que o chamamento feito pelo ex-Presidente para que as pessoas pudessem se reunir em torno de mais um discurso e uma narrativa dessa feita, para que nós pudéssemos – vejam os senhores – desconhecer todos os malefícios produzidos por aqueles que, sabidamente, vieram e ocuparam os espaços públicos, depredaram, vandalizaram e, mais do que isso, puseram sob dúvidas a égide protetora do nosso regime democrático, no dia 8 de janeiro... Nós vimos a reação, as pessoas estão ficando mais atentas. Todos nós precisamos estar mais cientes, cônscios, precisamos ter mais curiosidade para nos aprofundar sobre discursos que são elaborados e constituídos com fins, com propósitos derradeiros de gerar toda essa balbúrdia.
Assim o foi, no princípio, quando se diziam viciadas as urnas, as mesmas que puseram os aliados de Bolsonaro aqui no Senado Federal, as mesmas urnas que puseram aliados de Bolsonaro na Câmara Federal, nas assembleias legislativas, nas câmaras municipais, que elegeram Prefeitos e Governadores aliados do ex-Presidente, mas, ora, ela, a urna eletrônica, seria viciada única e exclusivamente no processo de 2022, porque lá o povo brasileiro rejeitou o projeto que não dera certo e que foi tão infame, sob todos os aspectos, aos nossos interesses!
É muito importante, e quero louvar mesmo que tardiamente, mesmo que feito de forma retardada pelo Governador Tarcísio de Freitas, a sua palavra para dizer, como aliado de primeira hora de Bolsonaro, como aliado que esteve apoiado pelo ex-Presidente para também chegar ao Governo do estado, que as urnas eletrônicas do Brasil fazem parte de um sistema que tem a credibilidade, que tem o respeito...
(Soa a campainha.)
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – ... e que deveria, como ele próprio disse, ser instrumento utilizado por outras nações.
Eu gostaria muito de poder ver doravante, Senador Eduardo Girão, Senador Humberto, Senador Plínio Valério, que as discussões se dessem em torno de temas que sejam proveitosos, que sejam cristalinamente construtivos para o nosso país, esse é o meu desejo, mas não queria passar in albis aquilo que ocorreu na semana passada e que poucos referenciaram.
Por fim, Senador Humberto Costa, eu quero fazer um registro.
Ontem, a Confederação Brasileira de Futebol, Senador Eduardo Girão – e eu me dirijo a V. Exa., porque V. Exa. é um desportista, aficionado por esta que é a nossa paixão maior, o futebol brasileiro –, Presidente Humberto, reelegeu o atual Presidente, Ednaldo.
(Interrupção do som.)
(Soa a campainha.)
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – ... fazer comentários ou considerações pessoais, longe de mim, mas uma chapa única, única chapa, até porque outros mecanismos houve para que a disputa sequer pudesse existir, que viesse a ser este ou aquele vitorioso ou derrotado, mas não houve disputa.
Eduardo Girão, Senador Eduardo Girão, a chapa única era, como lema, traduzida como de inclusão – veja V. Exa., Senador Humberto Costa –, mas que inclusão quando tão somente dirigentes homens participam dessa diretoria que estará submetendo a todos nós os ditames que muitas vezes ou, na maioria das vezes, não são os ditames desejados? Não há presença única de mulher, uma única...
(Interrupção do som.)
(Soa a campainha.)
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – ... Presidente Humberto Costa.
E não digo por força de ter o meu estado, em nossa Federação Paraibana de Futebol, a presença de uma mulher que a tem dignificado, com muita competência, com muita dinâmica, com muito arrojo, trabalhando de fato para o fortalecimento do futebol do nosso estado, a Presidente Michelle Ramalho, mas digo isso de uma maneira geral, para que fosse uma chapa de inclusão e para que nós pudéssemos ter na CBF, efetivamente, uma disputa que nos permitisse, a todos nós torcedores, quiçá, novos ventos e novas esperanças de administração mais aberta.
A CBF termina dando demonstrações de que continua sendo a mesma de sempre.
Aqui, a minha solidariedade a todas as mulheres desportistas, a todas as mulheres que trabalham também para o fortalecimento do nosso futebol...
(Interrupção do som.)
(Soa a campainha.)
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – ... na figura da Presidente da Federação Paraibana de Futebol, Presidente Michelle Ramalho.
Muito obrigado, Presidente.