Pela ordem durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Presidente do Senado Federal para que contacte o Presidente Lula no sentido de que se providencie, com urgência, uma intervenção federal no estado do Ceará, a fim de conter a escalada de violência que se verifica no estado. Solicitação ao Senador Davi Alcolumbre para que obtenha do Ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorização para que Senadores possam visitar o General Braga Neto.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política, Segurança Pública:
  • Apelo ao Presidente do Senado Federal para que contacte o Presidente Lula no sentido de que se providencie, com urgência, uma intervenção federal no estado do Ceará, a fim de conter a escalada de violência que se verifica no estado. Solicitação ao Senador Davi Alcolumbre para que obtenha do Ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorização para que Senadores possam visitar o General Braga Neto.
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2025 - Página 37
Assuntos
Outros > Atividade Política
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, APOIO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROVIDENCIA, INTERVENÇÃO FEDERAL, ESTADO DO CEARA (CE), OBJETIVO, REDUÇÃO, VIOLENCIA.
  • SOLICITAÇÃO, DAVI ALCOLUMBRE, PRESIDENTE, SENADO, OBTENÇÃO, AUTORIZAÇÃO, ALEXANDRE DE MORAES, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), VISITA, SENADOR, WALTER BRAGA NETTO, GENERAL DE EXERCITO, PRISÃO.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Muito obrigado, Presidente Davi Alcolumbre. Espero que tenha chegado bem da viagem ao Japão.

    Quero fazer um apelo a V. Exa., como Presidente do Senado Federal, em relação a uma situação que está acontecendo agora no Estado do Ceará. Parece que a gente se antecipou. Desde a semana passada, eu pedi, diretamente ao Presidente Lula – um ofício à Presidência da República – a intervenção federal na segurança do Estado do Ceará.

    A população... Convido-o a visitar o Estado do Ceará, porque a situação está delicadíssima lá. Nós estamos com ataques aos provedores de internet, que hoje são a alma do negócio do estado. Em termos de conectividade do Brasil para o mundo, 90% saem da Praia do Futuro em cabos submarinos e chegam até a Europa. Então, nós estamos sofrendo uma onda de ataques.

    Hoje, neste exato momento – eu sei que o senhor não permite, e eu sou obediente –, estão saindo imagens agora na mídia e áudios mostrando enterro em que estão tocando fogo no caixão. As facções criminosas não deixam mais nem a família enterrar seus mortos.

    Então, a gente está vivendo lá uma pandemia de violência. Nessa hora, Presidente Davi, não tem que ter partido, não tem que ter esquerda ou direita. Trata-se de um pedido ao Presidente da República para fazer uma intervenção no estado, como Bolsonaro, à época, fez no Estado do Ceará, a partir do pedido de Camilo Santana, que viu que o Governo do estado era incapaz de lidar com a situação do crime organizado e pediu uma GLO ao Presidente Bolsonaro, que foi a Força de Segurança Nacional. Inclusive o colega Sergio Moro era o Ministro da Justiça e Segurança Pública, esteve no Ceará e resolveu o problema. Nós estamos precisando de socorro no Estado do Ceará, urgente. A população está com medo de sair para trabalhar, sair de casa, e lazer, nem se fala. Então, este é o pedido: que o senhor entre em contato com o Presidente da República.

    Só fazendo um complemento rápido: o Senador Hamilton Mourão pediu, algumas semanas atrás – e foi reiterado por alguns colegas, pelo Senador Rogerio Marinho e por mim também, acho que mais de 20 Senadores assinaram o pedido –, para visitar o General Braga Netto. Na época em que o Lula estava preso, Senador Alessandro Vieira, todo dia era uma ruma de gente visitando-o. Deputado, Senador, com megafone, iam lá, falavam e tudo, e, agora, com o Braga Netto, não é possível. Inclusive, o Senador Izalci Lucas foi o pioneiro desse pedido de visita. Eu queria que o senhor falasse com o Ministro Alexandre de Moraes para que ele autorizasse os Parlamentares da República do Brasil a visitarem-no, por favor.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – A Mesa recolhe a manifestação de V. Exa.

    Na verdade, na reunião do Colégio de Líderes, foi feita essa solicitação por vários Senadores, para que o Senado pudesse se manifestar junto ao Supremo Tribunal Federal para que fosse autorizada a visita ao Ministro Braga Netto.

    Eu fiz uma viagem e me comprometi com V. Exa. e com o Colégio de Líderes a acionar, a partir do Senado Federal, o Supremo Tribunal Federal para solicitar a possibilidade dessa audiência.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Perfeito.

    E sobre o pedido de intervenção?


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2025 - Página 37