Pronunciamento de Teresa Leitão em 01/04/2025
Pela ordem durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicitação de registro em ata de Voto de Aplauso à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, por ocasião da celebração dos 190 anos de sua fundação.
- Autor
- Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
- Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Homenagem:
- Solicitação de registro em ata de Voto de Aplauso à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, por ocasião da celebração dos 190 anos de sua fundação.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/04/2025 - Página 44
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Honorífico > Homenagem
- Indexação
-
- REQUERIMENTO, INSERÇÃO, ATA, SENADO, VOTO DE APLAUSO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).
A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Pela ordem.) – É outro assunto. Eu quero utilizar este pela ordem, Sr. Presidente, para fazer um voto de aplauso à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, que hoje está completando 190 anos de existência, de funcionamento.
Em nome do Presidente, Deputado Álvaro Porto, e de todos os 49 Deputados, eu quero fazer este voto porque, entre outras coisas – a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco é, sem sombra de dúvida, um espaço muito importante, tem uma vida ativa de intervenção democrática no nosso estado –, foi lá que eu passei 20 anos da minha vida política. Eu tive cinco mandatos consecutivos de Deputada Estadual antes de aqui chegar, e, na verdade, lá foi uma escola para a minha vida política.
Saí do sindicato direto para lá e tive a honra de, no ano em que lá cheguei, compor a maior bancada feminina da história da Assembleia. Essa bancada vem se mantendo até hoje como uma bancada muito resistente.
A primeira Deputada Estadual da história de Pernambuco foi a Deputada Adalgisa Cavalcanti, e é uma Assembleia que tem como patrono o grande abolicionista Joaquim Nabuco, o que nos dá uma responsabilidade muito grande em defender, ali naquela Casa, os ideais de democracia, os ideais de inclusão, os ideais de um estado como é Pernambuco, irredento, sempre inscrito e participante nas grandes lutas e rebeliões nacionais, como a Confederação do Equador, que, no ano passado, completou seu bicentenário.
Então, desejo à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco vida longa, a todos os meus colegas, alguns que foram meus colegas durante os 20 anos em que lá passei, na pessoa do Presidente, o Deputado Álvaro Porto.
Muito obrigada, Sr. Presidente.