Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão Solene destinada ao lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2025 - 30ª edição. Comentários sobre a importância do ensino profissionalizante e do investimento em ciência, tecnologia e inovação.

Autor
Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
Nome completo: Marcos Cesar Pontes
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atuação do Congresso Nacional, Indústria:
  • Sessão Solene destinada ao lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2025 - 30ª edição. Comentários sobre a importância do ensino profissionalizante e do investimento em ciência, tecnologia e inovação.
Publicação
Publicação no DCN de 27/03/2025 - Página 61
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Indústria
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, LANÇAMENTO, AGENDA LEGISLATIVA, INDUSTRIA, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI).
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, INVESTIMENTO, CIENCIA E TECNOLOGIA, INOVAÇÃO.

    O SR. ASTRONAUTA MARCOS PONTES (PL - SP. Para discursar. Sem revisão do orador.) - Cumprimento o Sr. Presidente, o Deputado Marcos Pereira, o Senador Efraim Filho, o Senador Izalci Lucas, que saiu, a Deputada Federal Benedita da Silva, o Sr. Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Antônio Ricardo Alban. Cumprimento também, na pessoa do Presidente Alban, todos os empresários e representantes da indústria que estão hoje conosco.

    Eu começo falando da importância gigantesca da nossa indústria na nossa economia e no bem-estar do País como um todo. Então, eu começo parabenizando cada um dos empresários, aqueles dirigentes da indústria que estão aqui, pelo trabalho que prestam ao País. Esse trabalho precisa ser reconhecido no dia a dia.

    Sem dúvida alguma, o nosso mundo está em transição neste momento. A gente observa a cada dia novos desafios e também novas oportunidades. Desafios são oportunidades para aqueles que estão no empreendedorismo. Eles criam oportunidades que podem e devem ser aproveitadas. E o nosso País tem tudo para aproveitar essas oportunidades criadas.

    Nós vemos, ao longo deste século, o que acontece no planeta. Se você observar todos os países desenvolvidos, sem exceção, vai notar alguma coisa em comum. Não é raça, não é local onde se vive, não é temperatura, nada disso. A coisa em comum é o investimento acreditado, o investimento correto, consistente, nas seguintes áreas: educação focada, ciência, tecnologia e inovação, empreendedorismo e um bom ambiente de negócios. Segue-se a isso a infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades no País.

    Quanto à educação, eu sou um exemplo de como ela transforma vidas. Para quem não sabe, sou oriundo do SESI e do SENAI. Então, eu estudei no SESI e estudei no SENAI. Na verdade, eu saí da periferia de Bauru, filho de um servente de serviços gerais, um faxineiro do Instituto Brasileiro do Café, graças a um curso do SENAI dentro da Rede Ferroviária Federal. Eu estudava no SENAI de manhã, trabalhava na Rede Ferroviária como eletricista aprendiz, quando tinha 14 anos, e pagava o meu próprio curso noturno no Liceu Noroeste, a única escola que tinha curso profissionalizante de eletrônica, o qual eu queria fazer. Então, vejam como um curso profissionalizante muda a vida — literalmente muda a vida.

    Imaginem todos os jovens do Brasil no ensino médio, com capacidade, possibilidade de frequentar um curso profissionalizante. Eu garanto que, talvez em um prazo de 10 anos, todos os nossos índices de criminalidade, de uso de drogas, etc., vão baixar, e muito, porque é dado um sentido à vida de cada um desses jovens, afastando-os do crime ou da proximidade de criminosos. Esse é um dos pontos em que a indústria pode e vai ajudar muito o nosso País.

    Aliás, eu sou Presidente da Frente Parlamentar em Favor da Educação Profissional e Tecnológica no Senado Federal e eu conto muito com a indústria para nos ajudar a colocar esse objetivo em prática no Brasil como um todo.

    A educação focada é o primeiro ponto para se ter o conhecimento necessário no Brasil para que haja as transformações que são obrigatórias hoje em dia, a fim de que a indústria acompanhe o que está acontecendo no restante do mundo e se mantenha atualizada e superior.

    Nós temos os recursos aqui, sim. Nós temos um País gigantesco com muitos recursos naturais e muitas outras possibilidades, mas a gente precisa de conhecimento para transformar isso em recurso, nota fiscal e emprego no País.

    O segundo ponto é o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovações; isso, na sequência. E nós temos hoje em dia muitos desafios que precisam do conhecimento dado pela ciência das tecnologias desenvolvidas a partir desse conhecimento e das inovações que vão se transformar em novos produtos, novos serviços que precisam ser integrados dentro do funcionamento da indústria.

    Temos tecnologias novas, como a inteligência artificial, que envolve outros aspectos, como a segurança cibernética e muito mais, que podem modernizar o nosso parque industrial. No entanto, se nós não tomarmos cuidado, vamos ficar muito atrás do restante do planeta.

    Portanto, essa participação que faz foco em ciência, tecnologia e inovação — e não é porque eu era Ministro dessa área —, é óbvio que em todos os países tem que ser colocada como prioridade. E o Brasil precisa fazer isso também como prioridade estratégica para o País.

    Na sequência, vem o ambiente de negócio e empreendedorismo. Precisamos incentivar os nossos jovens ao empreendedorismo. Precisamos incentivar o nosso ambiente de negócio no País, que passa, logicamente, pelo imposto e por todas as burocracias relacionadas a empreender no Brasil. Sem dúvida nenhuma, o trabalho do Congresso Nacional pode ajudar muito. Portanto, a frente parlamentar proposta para ajudar o setor da indústria é uma possibilidade muito grande e eu pretendo participar disso para que nós tenhamos o Congresso Nacional a favor da indústria.

    Eu gostaria de agradecer essa oportunidade a todos aqui e dizer que nós estamos à disposição. Quem já me conhecia lá como Ministro — aqui eu só mudei de Casa —, continuo com os mesmos focos. Portanto, contem comigo. Vocês têm aqui um parceiro da indústria.

    Obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 27/03/2025 - Página 61