Pronunciamento de Jorge Kajuru em 02/04/2025
Pela ordem durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Convite aos demais Senadores para que conheçam o maior instituto de autismo da América Latina, recém-inaugurado em Goiânia (GO).
- Autor
- Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
- Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Pessoas com Deficiência:
- Convite aos demais Senadores para que conheçam o maior instituto de autismo da América Latina, recém-inaugurado em Goiânia (GO).
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/04/2025 - Página 40
- Assunto
- Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
- Indexação
-
- CONVITE, SENADOR, INAUGURAÇÃO, INSTITUTO, TRATAMENTO MEDICO, AUTISMO, NUTRIÇÃO, ALIMENTO HUMANO.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Obrigado.
Eu quero aproveitar as palavras preciosas da minha amiga que tanto admiro, a Senadora Damares Alves, para fazer um convite aos Senadores e Senadoras aqui. A Leila sabe, a Leila quer, inclusive, ir lá pessoalmente; o Senador Astronauta foi pessoalmente lá em Goiânia; o Girão vai lá em Goiânia; o Senador Flávio Arns... Quem mais? O Senador Rodrigo Pacheco foi lá pessoalmente. Eles foram conhecer o meu centro diabético, que é o maior do Brasil, e agora eu queria convidar vocês, porque inauguramos, sexta-feira passada, o maior instituto de autismo da América Latina – da América Latina! –, com o apoio do meu amigo e irmão, Ronaldo Caiado, Governador do estado, que me ajuda nas emendas – porque são emendas minhas, não é o Governo Lula que me deu dinheiro, não; é emenda minha, Flávio Bolsonaro, entendeu? Você me conhece, eu não sou bajulador, não, tanto é que você viu o que eu falei sobre o seu pai, porque eu gosto dele, eu não misturo as coisas.
Eu queria que vocês fossem conhecer o instituto, porque essa questão de que você falou é fundamental! Eu pedi ao coordenador lá, o Wagner, que ele não abrisse mão da nutrição. Assim como no meu centro diabético, que o Astronauta conheceu e está criando um igual em São Paulo... A nutrição para o diabético é fundamental – eu tenho no instituto o centro de nutrição –, e também é para a questão do autismo.
Então, você foi muito feliz, porque tem gente que ignora o autismo. Desculpem-me, eu tive um colega aqui – o Amin se lembra, eu comentei com ele – que um dia falou para mim que autismo era doença. Coitado! Que tolinho... Mas a ignorância é a maior multinacional do mundo, lamentavelmente.