Pronunciamento de Jayme Campos em 08/04/2025
Comunicação inadiável durante a 20ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração dos 306 anos de Cuiabá-MT. Destaque às obras realizadas por S. Exa. enquanto Governador de Mato Grosso e agradecimento à capital pelo apoio recebido durante sua carreira política.
- Autor
- Jayme Campos (UNIÃO - União Brasil/MT)
- Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Comunicação inadiável
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Comemoração dos 306 anos de Cuiabá-MT. Destaque às obras realizadas por S. Exa. enquanto Governador de Mato Grosso e agradecimento à capital pelo apoio recebido durante sua carreira política.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/04/2025 - Página 63
- Assunto
- Honorífico > Homenagem
- Indexação
-
- COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CUIABA (MT), DESTAQUE, OBRAS, ORADOR, GESTÃO, EX-GOVERNADOR.
O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT. Para comunicação inadiável.) – Obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, ilustre e eminente Senador da República Davi Alcolumbre, demais Senadores e Senadoras, serei rápido, mas o que me traz à tribuna na tarde de hoje é que nós queríamos registrar o aniversário da fundação da nossa querida capital mato-grossense, Cuiabá, que, neste 8 de abril, comemora 306 anos da sua fundação. Esta é uma oportunidade ímpar para lembrarmos com alegria a capital que acolhe a todos.
Eu, que tive a primazia de ser Governador de Mato Grosso de 1991 a 1995, não poderia deixar de lembrar algumas das obras que realizei em nossa capital e que até hoje são relevantes para a nossa população e para a população de toda a nossa região metropolitana.
Algumas das obras que eu acho muito relevantes e importantes, sobretudo para as pessoas mais humildes, para os mais carentes, foram os bairros que eu fundei em Cuiabá, entre eles o bairro Pedra 90. Foi ali que eu assentei 8,6 mil famílias e mais 600 chácaras eu entreguei às pessoas que tinham vocação para a terra. E tenho a certeza absoluta de que, com outros bairros que eu criei, como o Florianópolis, o 1º de Março, o Colorado e outros tantos, nós demos a oportunidade de essas famílias mais humildes terem uma moradia.
Outra iniciativa nossa, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, foi, com muito orgulho, a implantação do Hemocentro. Cuiabá não tinha um centro específico para isso. Hoje, ele funciona plenamente, atendendo e ajudando a salvar muitas vidas.
Ainda na área da saúde, eu tive a primazia e o privilégio de construir o Hospital do Câncer, que se transformou em uma das grandes referências para esse tipo de tratamento em Mato Grosso, recebendo pessoas de todo o Brasil.
Na área da infraestrutura, nós implantamos uma das grandes obras lá da nossa cidade que foi o contorno rodoviário Mário Andreazza, que liga Cuiabá, passando por Várzea Grande, demandando para a região norte do Estado de Mato Grosso. Uma obra daquelas obras ciclópicas, na medida em que o estado ainda era muito carente de recursos, e nós fizemos esse investimento com as receitas próprias arrecadadas pelo Governo de Mato Grosso.
Da mesma forma, nós fizemos vários investimentos, particularmente dando sequência à duplicação da Avenida Fernando Corrêa, que passa ali após a Palmiro Paes, e nós ligamos até o Bairro Tijucal.
Se fôssemos enumerar todas essas obras que nós realizamos em Cuiabá, talvez passássemos alguns minutos, talvez horas, pelo fato de que foram inúmeras as obras que, certamente, Cuiabá merecia.
Cuiabá é a capital do estado que é o celeiro do Brasil; é a capital que, certamente, ao longo das suas décadas, tem sido primordial para o equilíbrio da balança comercial brasileira. É a cidade verde, do progresso, das oportunidades e de um imenso patrimônio ambiental.
Vamos continuar a fazer muito mais por essa cidade, que acolhe brasileiros de todos os cantos do Brasil e gente de todo o mundo.
Nesse caso, particularmente, eu quero reiterar aqui os meus parabéns ao povo cuiabano e aos brasileiros...
(Soa a campainha.)
O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – ... que ali, com os mato-grossenses, construíram, com certeza, uma bela cidade para se morar. Por isso, quando Cuiabá comemora seus 306 anos, nós temos que, com certeza, comemorar com muita alegria e, acima de tudo, na esperança de que nós podemos construir uma cidade justa, com mais oportunidade, mas, acima de tudo, com muito justiça social.
Ficam aqui os meus agradecimentos pelas oportunidades que o povo de Cuiabá me deu também, na medida em que fui Prefeito de Várzea Grande por três mandatos, entretanto, nos três cargos que eu disputei, um de Governador e dois de Senador, fui um dos políticos mais votados na capital eterna de Mato Grosso, que é a querida Cuiabá.
Muito obrigado, Sr. Presidente.