Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão Solene destinada a homenagear os 150 anos do jornal “O Estado de São Paulo” - Estadão, nos termos do Requerimento n° 1/2025-Mesa, da Senadora Mara Gabrilli e do Deputado Baleia Rossi.

Autor
Tereza Cristina (PP - Progressistas/MS)
Nome completo: Tereza Cristina Correa da Costa Dias
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Sessão Solene destinada a homenagear os 150 anos do jornal “O Estado de São Paulo” - Estadão, nos termos do Requerimento n° 1/2025-Mesa, da Senadora Mara Gabrilli e do Deputado Baleia Rossi.
Publicação
Publicação no DCN de 01/05/2025 - Página 14
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO, JORNAL, O ESTADO DE S. PAULO, IMPRENSA.

    A SRA. TEREZA CRISTINA (Bloco/PP - MS. Para discursar.) – Puxe a minha orelha.

    A SRA. PRESIDENTE (Mara Gabrilli. Bloco/PSD - SP) – Não!

    A SRA. TEREZA CRISTINA (Bloco/PP - MS. Para discursar. Sem revisão da oradora.) – Muito obrigada, nossa querida Senadora Mara Gabrilli, que realmente é uma liderança e um exemplo para todos nós, brasileiros e brasileiras.

    Quero aqui também cumprimentar, de maneira muito especial, o Hildo Rocha, meu amigo, e também o Deputado Baleia Rossi, que não pôde estar aqui, mas que mandou aí esse discurso importante para esta homenagem mais do que merecida – 150 anos são 150 anos! E de um jornal que sempre... Pelo menos desde que eu leio, é um jornal que sempre nos trouxe a realidade, com conteúdos excepcionais, com excelentes profissionais e jornalistas, e que sempre nos deu muito prazer de ler.

    Como disse aqui o Hauly, eu moro no Mato Grosso, antigo Mato Grosso, e Mato Grosso do Sul hoje, e nós esperávamos o avião da Varig chegar, para o meu pai mandar pegar o jornal na banca. Ele tinha tanta ansiedade de ler o jornal que mandava a gente buscá-lo na banca. Eu fui muitas vezes buscar esse Estadão. E, no domingo, era desse tamanho. Então, eu tenho muita saudade disso, viu? Podem ter certeza.

    Quero cumprimentar também, de maneira especial, o Presidente do Conselho de Administração da S.A. O Estado de S. Paulo, Francisco Mesquita, e, na sua pessoa, Francisco, aqui homenagear toda a família Mesquita, os que lá começaram e os que hoje estão aqui, como o senhor, fazendo esse trabalho reto, esse trabalho de informação correta, trazendo o melhor do jornalismo para o nosso país.

    Quero cumprimentar o Erick Bretas, também, do Estadão, e o Eurípedes Alcântara e dizer para vocês que, para mim, como Deputada, primeiro como produtora rural, eu quero enaltecer aqui o Estadão, que sempre teve uma posição das mais corretas com o agro brasileiro, batendo quando tinha que bater e enaltecendo quando tinha que enaltecer. Na maioria das vezes, em discussões, em assuntos que até hoje discutimos, assuntos fundiários, indígenas, sempre leio o editorial do Estadão. Quando esses temas estão aí à discussão, vocês trazem um rumo, um norte, com muita responsabilidade. Então, eu, como uma defensora da agropecuária brasileira, quero agradecer o que vocês têm feito pelo agro brasileiro, sem impender nem para lá, nem para cá, mas de maneira correta, colocando as coisas... como dizem os jovens, "papo reto".

    E quero dizer que essa homenagem é pequena pelo que vocês já prestaram de serviço ao nosso país. Então, aqui hoje é um dia de enaltecer, de agradecer e de dizer para vocês que nós queremos contar com o Estadão por mais 150 anos.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 01/05/2025 - Página 14