Pela ordem durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à fala do Presidente Davi Alcolumbre acerca da exploração das riquezas naturais do estado do Pará. Destaque para a necessidade de se ter recursos para financiar a transição das fontes de energia no país.

Autor
Randolfe Rodrigues (PT - Partido dos Trabalhadores/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente, Minas e Energia:
  • Apoio à fala do Presidente Davi Alcolumbre acerca da exploração das riquezas naturais do estado do Pará. Destaque para a necessidade de se ter recursos para financiar a transição das fontes de energia no país.
Publicação
Publicação no DSF de 30/04/2025 - Página 62
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Meio Ambiente
Infraestrutura > Minas e Energia
Indexação
  • APOIO, PRESIDENTE, SENADO, DAVI ALCOLUMBRE, IMPORTANCIA, EXPLORAÇÃO, RIQUEZAS, RECURSOS NATURAIS, ESTADO DO AMAPA (AP), FINANCIAMENTO, TRANSIÇÃO ENERGETICA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - AP. Pela ordem.) – Presidente, é só para fazer minhas... O senhor fala em nome dos três Senadores do Amapá também... (Fora do microfone.)

    Presidente, é só para registrar que o senhor fala em nome dos três Senadores do Amapá com o registro que V.Exa. faz neste momento.

    A pesquisa é um direito dos amapaenses e, ocorrendo, é fundamental inclusive para a agenda ambiental, porque se o Brasil quer fazer a transição, quer ser protagonista global da transição ecológica, da transição das fontes de energia, por óbvio, tem que ter meios para financiar essa transição.

    É uma iniciativa fundamental para o nosso futuro, Presidente, mas também indispensável para o país. É importante que, neste momento em que V. Exa. fala, nós estamos falando também com o Brasil inteiro sobre a necessidade, primeiro, da pesquisa, e é bom que se diga, é pesquisa, primeiro queremos saber, ter conhecimento da riqueza que temos. E, depois, eventualmente, descoberta, a exploração, sobretudo porque inclusive a agenda ambiental a pede. Nós temos que ter fontes de financiamento da transição ecológica e esta reserva, que está na nossa costa, é a principal fonte que fará a transição das fontes de financiamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/04/2025 - Página 62