Pela ordem durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à fala do Presidente Davi Alcolumbre acerca da exploração das riquezas naturais do estado do Pará. Destaque para a exploração do petróleo e para a necessidade de se ter recursos para financiar a transição das fontes de energia no país.

Autor
Rogério Carvalho (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: Rogério Carvalho Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente, Minas e Energia:
  • Apoio à fala do Presidente Davi Alcolumbre acerca da exploração das riquezas naturais do estado do Pará. Destaque para a exploração do petróleo e para a necessidade de se ter recursos para financiar a transição das fontes de energia no país.
Publicação
Publicação no DSF de 30/04/2025 - Página 62
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Meio Ambiente
Infraestrutura > Minas e Energia
Indexação
  • APOIO, PRESIDENTE, SENADO, DAVI ALCOLUMBRE, IMPORTANCIA, EXPLORAÇÃO, RIQUEZAS, RECURSOS NATURAIS, PETROLEO, ESTADO DO AMAPA (AP), FINANCIAMENTO, TRANSIÇÃO ENERGETICA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.

    O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - SE. Pela ordem.) – Presidente, em nome da nossa bancada, a Bancada do PT no Senado, eu quero concordar com V. Exa. e dizer que é um direito do povo do Amapá, é um direito do povo brasileiro ter acesso às suas riquezas.

    Também é importante frisar que o Brasil é o país com a matriz energética mais limpa do mundo. O Brasil tem demonstrado responsabilidade ambiental e a Petrobras é pioneira em exploração, em produção de petróleo no pré-sal e em águas ultraprofundas.

    Vejam só, Sras. e Srs. Senadores, nós estamos falando de uma reserva que está a quase 500km da costa brasileira. Saber o que nós temos de riqueza é fundamental para o país e é fundamental para o povo da Região Norte do Brasil que esta riqueza, ao ser descoberta, se transforme em tudo aquilo que a gente precisa, Senador Randolfe Rodrigues, para a preservação do nosso meio ambiente.

    Nós temos que fazer dessa riqueza a fonte da transição ecológica, a fonte para a gente sustentar as nossas reservas de mata em pé. Então é preciso que todos se sensibilizem, que todos tragam para si como uma bandeira do Brasil; não é uma bandeira só do Amapá, é uma bandeira de todo o Brasil e de todas as forças políticas, Sr. Presidente. Por isso é que o PT aqui vem reafirmar o seu compromisso com a pesquisa na Margem Equatorial.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/04/2025 - Página 62