Pela ordem durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação contrária à proposta de criação de novas reservas ambientais no Amapá.

Autor
Lucas Barreto (PSD - Partido Social Democrático/AP)
Nome completo: Luiz Cantuária Barreto
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente:
  • Manifestação contrária à proposta de criação de novas reservas ambientais no Amapá.
Publicação
Publicação no DSF de 30/04/2025 - Página 63
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Meio Ambiente
Indexação
  • CRITICA, CRIAÇÃO, RESERVA ECOLOGICA, ESTADO DO AMAPA (AP), INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO), INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS (IBAMA), PREJUIZO, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, GAS NATURAL.

    O SR. LUCAS BARRETO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AP. Pela ordem.) – Sr. Presidente, respondendo ao Senador Magno Malta, ela vai estar dia 27 de maio na Comissão.

    Uma vez, conversando com ela, ela disse que Belo Monte tinha dois problemas: um técnico e um político. E é o caso da pesquisa da foz do Amapá. Tem dois problemas. Um técnico, que é o Ibama não autorizar a prospecção, mas nós já temos hoje todo o checklist...

(Soa a campainha.)

    O SR. LUCAS BARRETO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AP) – ... da Petrobras, feito inclusive o centro de proteção de fauna, certo? Esse problema técnico em Belo Monte foi resolvido pela AGU, que a tornou questão nacional. E quanto à questão política, naquela época ela perdeu o cargo.

    Então, agora, nós estamos unidos para mostrar ao Brasil.

    Imaginem os senhores que, semana passada, o ICMBio autorizou fazer audiências públicas para criar mais quatro reservas no Amapá, quatro reservas marinhas de 1,5 milhão de hectares. Imagina isso!

    E detalhe: a gente tem o sentimento de que o Pará está por trás disso. Por quê? Porque toda a faixa marinha... Nós não podemos fazer mais um gasoduto nem um oleoduto, nada. Aí toda essa infraestrutura teria que ir para o Pará. Só que criar a reserva no Amapá para entregar de bandeja...

(Soa a campainha.)

    O SR. LUCAS BARRETO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AP) – ... como se fosse um banquete ecológico para o mundo? Não.

    Por que não criam a reserva lá no Pará, do lado deles? Querem criar lá no Amapá, que já tem 74% de área de proteção ambiental criada, sem ouvir ninguém no Amapá.

    E hoje há uma preocupação, Presidente Davi, de que nós tenhamos, lá na COP, criado por decreto... Como foi feito o Parque do Tumucumaque, quando não ouviram ninguém e o então Presidente Fernando Henrique criou uma área de proteção, um parque de 3,8 milhões de hectares; e nos impôs, impôs ao povo do Amapá sem ouvir ninguém.

    Com um detalhe: o Pará hoje recebe 4 bilhões do Bird e 5 bilhões do Governo Federal para fazer a COP, então vai aquecer a economia. Mas o mais interessante é que a gente está ouvindo falar...

(Soa a campainha.)

    O SR. LUCAS BARRETO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AP) – ... que eles estão plantando, Sr. Presidente, árvores de plástico.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/04/2025 - Página 63