Pronunciamento de Magno Malta em 29/04/2025
Pela ordem durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Críticas ao governo federal e ao Ibama, por dificultarem a execução de obras de infraestrutura na região amazônica.
- Autor
- Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
- Nome completo: Magno Pereira Malta
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Desenvolvimento Regional,
Meio Ambiente:
- Críticas ao governo federal e ao Ibama, por dificultarem a execução de obras de infraestrutura na região amazônica.
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/04/2025 - Página 63
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
- Meio Ambiente
- Indexação
-
- CRITICA, GOVERNO FEDERAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS (IBAMA), PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, AMAZONIA.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Pela ordem.) – Senador Lucas, V. Exa. estava... (Fora do microfone.) V. Exa. respondeu a mim, e eu só queria dizer a V. Exa. que a esquerda é muito engraçada. Você ganha uma eleição de Presidente da República, mas não tem força nenhuma com o Ibama.
(Soa a campainha.)
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Pela ordem.) – Você só é o Presidente da República, quem manda é o Ibama. O Ibama é quem manda.
E V. Exa. está fazendo uma colocação aí... Eu me lembro que fui ao estado de V. Exa. e fui ao Laranjal do Jari. Aí começou a estrada de chão, estrada de chão, e lá vai, e lá vai. "Mas gente, pelo amor de Deus, é estrada de chão mesmo até chegar lá?" "É, o senhor vai ver no meio da estrada." Chegamos ao lugar, e tinha uma árvore no meio da estrada, que, há anos e anos, não podia ser asfaltada, porque ali, supostamente, ao lado daquela árvore, que não podia ser arrancada, tinha uma espécie de formiga internacional, recebeu o Oscar a formiga, sei lá o quê, e não se podia asfaltar.
É Laranjal do Jari mesmo, não é? (Pausa.)
Pois é. Uma estrada para um município importante, saindo da capital, quilômetros e quilômetros... Eu estou falando aqui para o Brasil tomar conhecimento.
O Ibama... Por isso que eu fiquei admirado, vocês contando aí com tanta alegria. Marina Silva deixou? Porque a conversa é esta: tem um problema técnico e um problema político. Eu não sei, com esse argumento de duas frases, não sei por que ela não resolveu ainda as queimadas do Amazonas.