Pela ordem durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre as eleições para presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e críticas à gestão da entidade.

Autor
Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Desporto e Lazer:
  • Comentários sobre as eleições para presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e críticas à gestão da entidade.
Publicação
Publicação no DSF de 30/04/2025 - Página 88
Assunto
Política Social > Desporto e Lazer
Indexação
  • COMENTARIO, ELEIÇÕES, PRESIDENCIA, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF), CRITICA, GESTÃO.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Pela ordem.) – Eu estava vendo, no Instagram, uma entrevista do Ronaldo Fenômeno. Ronaldo Fenômeno, eu já tinha visto outras entrevistas, ele se mostrando muito disposto, querendo participar da CBF, disputar a eleição, para poder arrumar aquilo que todo jogador... Todo mundo que entende um pouco de futebol, esteja na ativa ou fora da ativa, ou como torcedor, sabe o que ocorre com a CBF.

    E, assim como o Oscar, num determinado momento, quando voltou, se insurgiu e criou uma outra liga de basquete no Brasil, e a liga fez o basquete tomar caminhos sérios no Brasil, os clubes investiram, nossos jogadores... Os campeonatos são disputados, com audiência, presença dos torcedores. Mas era a mesma zorra, e o Oscar tomou essa decisão, junto com outros atletas – não sei detalhar.

    Mas vi as entrevistas de Ronaldo se mostrando... Continua dentro do futebol, tem clubes aí pelo mundo afora. Até um dia desse, era o dono do Corinthians. E aí, vi uma entrevista dele, ele muito triste, ele dizendo...

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Fora do microfone.) – Cruzeiro.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – Do Cruzeiro.

    Muito triste, ele disse que mandou um e-mail para todos os presidentes de federação, um e-mail pedindo a oportunidade de ser recebido por eles, para poder conversar um pouco sobre o futebol brasileiro, sobre a CBF. E ele, quando perguntado que tipo de resposta recebeu, ele disse:

Todos eles me responderam com um e-mail, um texto só, igual, de todos: "Ronaldo, nós gostamos muito de você, o futebol lhe deve muito, nós respeitamos muito você, você é um craque".

    E disse ele que foi... Ele não usou a palavra "copia e cola", mas um e-mail padrão, essa palavra saiu. Um e-mail padrão, e ninguém o recebeu – ninguém o recebeu.

    Agora a gente vê, eu não sei se é folclore, que a segunda camisa do Brasil será vermelha. Eu quero alertar para uma coisa: o Brasil é conservador, e a Seleção Brasileira sempre foi o troféu dos brasileiros, chamada de Seleção Canarinho, a Canarinho. Não tem canário vermelho – não tem canário vermelho.

    Eu quero avisar... Olha, guardem, porque minha palavra é profética – guardem, porque minha palavra é profética. Façam essa tal camisa vermelha. A gente já sabe o que é. Nós estamos vivendo uma ditadura vermelha, no Abril Vermelho do MST. As cores são vermelhas: a bandeira do PT é vermelha, a do PCdoB é vermelha. Eles querem a bandeira do partido no corpo dos nossos atletas.

    E eu quero dizer, se o povo já não tem mais qualquer afeição à Seleção Brasileira, que vai ali na Argentina e toma uma goleada, completamente perdida. Se a Seleção Brasileira já não encanta, não chama mais a atenção de ninguém – não chama mesmo –, se ela já não consegue lotar estádios; façam a camisa vermelha, e vocês verão os estádios vazios. Guardem o que eu estou dizendo: estádios vazios. Estará nos estádios, quando a seleção vestir uma camisa vermelha, a mesma multidão que hoje o Lula consegue juntar. Essas "multidões" estarão lá para ver o jogo.

    E, segunda coisa: nós teremos jogadores de Seleção Brasileira que vão se recusar a vestir a camisa, serão cortados; e outros vão recusar a convocação, para não vestir a camisa vermelha, porque eles já sabem do truque. Eles sabem o que o PT quer, eles sabem o que o Lula está fazendo, conjuntamente com o Supremo Tribunal Federal, especificamente o decano da corte, junto com a CBF.

    Então, os brasileiros conservadores que estão nos grandes clubes... Eu sou flamenguista – basta, nós já temos o vermelho e preto, é o Urubu. Aliás, é um timaço, um belo time, comandado pelo Filipe Luís, e eu duvido que os conservadores cristãos... Eles vão recusar a convocação. E, se não vestirem a camisa vermelha, eles serão cortados.

    Nós já estamos numa ditadura. Povo brasileiro, não se iluda: nós estamos numa ditadura. É muita ousadia! Já é muita ousadia, é atrevimento demais dizer que vão mudar a cor da camisa – já é ousadia demais, atrevimento demais!

    Agora, eu quero avisar vocês, atrevidos: façam, e vocês vão ver exatamente o que eu estou falando neste momento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/04/2025 - Página 88