Pronunciamento de Nelsinho Trad em 08/05/2025
Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Congratulações ao Governador Eduardo Riedel e ao Deputado Estadual Pedro Caravina pela criação oficial do Vale da Celulose no Mato Grosso do Sul, destacando a importância da medida para impulsionar o desenvolvimento econômico, a inovação e a sustentabilidade.
- Autor
- Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
- Nome completo: Nelson Trad Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca },
Desenvolvimento Regional,
Governo Estadual,
Indústria, Comércio e Serviços:
- Congratulações ao Governador Eduardo Riedel e ao Deputado Estadual Pedro Caravina pela criação oficial do Vale da Celulose no Mato Grosso do Sul, destacando a importância da medida para impulsionar o desenvolvimento econômico, a inovação e a sustentabilidade.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/05/2025 - Página 28
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
- Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
- Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
- Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços
- Indexação
-
- REGOZIJO, SANÇÃO, Eduardo Riedel, GOVERNADOR, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), PROJETO, CRIAÇÃO, VALE, CELULOSE, INCENTIVO, SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO, PLANTIO, EUCALIPTO, PRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTABELECIMENTO, EMPRESA MULTINACIONAL.
O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Para discursar.) – Presidente Veneziano Vital do Rêgo, é um prazer estar aqui participando deste momento, sob a Presidência de V. Exa.
Cumprimento o Senador Magno Malta, que ora falou.
Hoje é um dia histórico para o meu Estado de Mato Grosso do Sul. O que aconteceu lá? O Governador Eduardo Riedel sancionou um projeto que cria oficialmente o Vale da Celulose. Damos, assim, um passo importante no reconhecimento de uma das regiões mais estratégicas do nosso estado. São 12 municípios, que já movimentam bilhões em investimentos e que agora ganham uma identidade forte, que traduz desenvolvimento, inovação e sustentabilidade. Mais do que um nome, o Vale da Celulose é uma marca que projeta Mato Grosso do Sul para o Brasil e também para o mundo.
Quero parabenizar aqui o Deputado Estadual Pedro Caravina por essa iniciativa e o Governador Eduardo Riedel, que acreditaram nessa força e na certeza de que essa economia verde vai ser exemplo não só para Mato Grosso do Sul como também para o mundo.
Para vocês compreenderem melhor, falando num linguajar mais popular, está tendo lá no meu estado uma verdadeira epidemia de celulose. O que quer dizer isso? Estão plantando eucalipto em vários, milhares, milhões de hectares dentro do Mato Grosso do Sul, a fim de que se possa produzir a celulose. Empresas grandes, multinacionais, com referência mundial, estão ali se instalando: Suzano, em Ribas do Rio Pardo; Arauco, em Inocência; e Bracell, em Água Clara e Bataguassu.
É lógico que, com a instalação dessas empresas, os problemas também vêm, porque é uma cidade de 8 mil habitantes; dali a pouco, para construir uma empresa dessa, precisa-se de igual número de gente que mora na cidade. Imaginem vocês essa cidade que tem 8 mil habitantes, da noite para o dia, da semana para outra, receber mais 8 mil. Então, tem problema na saúde, para atender as pessoas; tem problema na educação, para colocar os filhos; tem problema na habitação. A gente não acha um imóvel para poder alugar nessas cidades, para as pessoas poderem morar na cidade e trabalhar.
Mas hoje eu tive até uma audiência com o Vice-Presidente Alckmin para tratar de outro assunto – dessa questão da sobretaxa no comércio global e de como o Brasil pode fazer frente a superar essas questões – e ele, ao me cumprimentar, falou assim: "Senador do Mato Grosso do Sul, o estado que mais cresce no Brasil".
Então, eu quero aqui parabenizar o Governador Eduardo Riedel e dizer o que eu ouvi dele mesmo: "Senador Nelsinho [o Governador Riedel me falou], é muito melhor a gente ter esses problemas que o desenvolvimento traz do que a gente ficar num marasmo, numa pasmaceira, em que a falta de expectativa e de oportunidade possa vir a reinar nas pessoas".
Então, eu estou aqui no Senado, junto com a bancada federal, para poder ajudar a diminuir as dificuldades desse município.
E quero saudar aqui, mais uma vez, a iniciativa do Deputado Estadual Pedro Caravina e do Governador Eduardo Riedel, que, com a sanção do projeto, cria oficialmente o Vale da Celulose.
Muito obrigado.