Pela ordem durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Profa. Janete Maria Lins de Azevedo, por ocasião de sua aposentadoria após uma vida de dedicação à educação brasileira.

Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação, Homenagem:
  • Homenagem à Profa. Janete Maria Lins de Azevedo, por ocasião de sua aposentadoria após uma vida de dedicação à educação brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/2025 - Página 69
Assuntos
Política Social > Educação
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM, EDUCAÇÃO, MULHER, PROFESSOR.

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Pela ordem.) – Pela ordem, Sr. Presidente.

    Pode ser, Senador Chico Rodrigues?

    Trata-se de um breve registro de plenário, que eu quero fazer em homenagem à Profa. Janete Maria Lins de Azevedo, por ocasião de sua aposentadoria após uma vida de dedicação à educação brasileira.

    Pernambucana de coração, Janete nasceu em João Pessoa, na Paraíba, e iniciou a docência na Universidade Católica de Pernambuco, em 1979, lecionando nos Departamentos de Sociologia e de Educação. Em 1984, ingressou na Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação, onde permaneceu até abril deste ano como professora titular. Ela se aposentou compulsoriamente ontem, aos 75 anos de idade.

    Quero parabenizá-la não apenas como Senadora, Presidente em exercício desta sessão, eu quero parabenizá-la também como ex-aluna pela sua contribuição na produção acadêmica, em especial nas áreas de política educacional, sociologia da educação e gestão da educação básica e, acima de tudo, por sua dedicação à formação de milhares de jovens em Pernambuco e no Brasil.

    Para concluir esta homenagem, faço questão de compartilhar um trecho de Fernando Pessoa, que a própria Profa. Janete escolheu como epígrafe de sua tese de doutorado, intitulada "Rumos da educação democrática sob o signo do autoritarismo: um estudo sobre a política educacional no Brasil", defendida na Unicamp. Aspas.

Quando vou por um caminho

É por dois caminhos que vou:

Um é para onde me encaminho

O outro a verdade onde estou.

    Parabéns, Profa. Janete! Que sua trajetória continue a inspirar a educação pública do nosso país.

    Muito obrigada, Presidente. Muito obrigada, Senador, por me permitir esse pela ordem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/2025 - Página 69