Pela ordem durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do falecimento do ex-Presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e homenagem póstuma.

Autor
Randolfe Rodrigues (PT - Partido dos Trabalhadores/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Registro do falecimento do ex-Presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e homenagem póstuma.
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/2025 - Página 78
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, EX-PRESIDENTE, URUGUAI, JOSE MUJICA.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - AP. Pela ordem.) – ... em um minuto, se V. Exa. me permite.

    A imprensa acaba de noticiar o falecimento do ex-Presidente uruguaio, do Presidente Pepe Mujica.

    Eu faço esse registro aqui no Plenário da Casa, porque, para mim, em especial, e eu acho que para muitos em todo o mundo e, em especial, na América Latina, Mujica não foi somente um homem: foi uma forma e uma perspectiva de encarar e de ver o mundo.

    Mujica revelou o compromisso radical com os valores da democracia, em primeiro lugar, e que esses valores não são incompatíveis com a construção de uma sociedade justa e generosa.

    Se tem algumas características de Mujica que eu acho que devem nos inspirar sempre, uma, em especial, é a forma como ele se comportou e conduziu a vida e se conduziu diante da vida e diante dos seus patrícios, sempre com radical compromisso com a ética, com uma fé inabalável nos sonhos que sustentava e com uma humildade indescritível.

    Uma das frases mais formidáveis de Mujica diz que "a vida é uma bela aventura e [ao mesmo tempo é] um [grande] milagre". Ele conseguiu viver essa aventura com generosidade e com os princípios dos exemplos. Mujica inspira todos nós não somente pelas suas palavras, pelas suas frases e pelas suas poesias. Inspirará sempre todos nós pelo exemplo e, como se diz na frase bíblica, palavras, às vezes, somente convencem; é o exemplo que sempre arrasta.

    Eu faço esse registro e, ao mesmo tempo, comunico que encaminharei ao Plenário, para ser apreciada, moção de pesar pela partida de um dos mais valorosos homens que já viveu entre o século XX e o nosso século XXI.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/2025 - Página 78