Pronunciamento de Teresa Leitão em 23/05/2025
Discurso proferido da Presidência durante a 50ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a homenagear os 80 anos da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).
- Autor
- Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
- Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso proferido da Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Religião:
- Sessão Especial destinada a homenagear os 80 anos da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/05/2025 - Página 25
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Outros > Religião
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, IGREJA CATOLICA, EDUCAÇÃO.
A SRA. PRESIDENTE (Teresa Leitão. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Para discursar - Presidente.) – Senhoras e senhores, todos os presentes, instituições, direção da Anec, convidados, convidadas, quero cumprimentar todos vocês. Cumprimento também, na pessoa do Senador Izalci Lucas, aqui à mesa, todos os colegas, Senadores e Senadoras, que aprovaram, por unanimidade, a realização desta sessão solene. Cumprimento o Diretor Presidente da Anec, o Padre João Batista Gomes de Lima, e cumprimento o Presidente do Conselho Superior da Anec, Padre Sérgio Eduardo Mariucci, aqui presentes na mesa.
É com grande satisfação que celebramos, em 2025, os 80 anos da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, a Anec. Esta sessão especial representa uma justa homenagem à sua trajetória em defesa da educação no país, sempre pautada na formação de cidadãos e cidadãs conscientes, comprometidos com a justiça social, a fraternidade e a solidariedade. Mais do que um gesto simbólico, esta solenidade reconhece a importância histórica e atual da Anec e de sua missão educacional.
Para que este momento fosse possível, apresentei requerimento que contou com o apoio de diversos Senadores e diversas Senadoras.
Desde sua criação, a Anec tem sido protagonista na defesa da liberdade de ensinar, princípio consagrado tanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos quanto na Constituição da República.
Em um país laico como o nosso, é fundamental destacar as instituições de ensino católicas que respeitam a pluralidade e promovem uma educação que valoriza a diversidade. Como ontem foi dito na solenidade formal também da própria instituição, tanto pelo Padre João Batista quanto pelo Padre Sérgio, essa disposição de dialogar com os leigos que são também educadores e que hoje fazem parte da estrutura de gestão, de orientação, de regência de classe, de várias instituições católicas, promove uma integração que tem sido muito positiva e muito benéfica à educação do nosso país. Portanto, reafirmamos o nosso compromisso com o respeito e a escuta de todas as vozes, promovida por essa forma tão fraterna de educar.
A Anec também se destaca por sua contribuição à pesquisa científica, à extensão social e ao fomento da cultura, ampliando os horizontes do conhecimento e do desenvolvimento humano. Ela está presente em 900 municípios, conta com 901 escolas, 117 instituições de ensino superior, 13 hospitais, mais de 110 mil profissionais e mais de 1,5 milhão de estudantes, tanto no nível da educação básica quanto na educação superior. Sua representatividade inclui instituições mantenedoras de escolas confessionais católicas, em todos os níveis e modalidades de ensino, fortalecendo a identidade da educação católica e seu papel na sociedade brasileira.
Celebrar seus 80 anos nesta Casa Legislativa é reconhecer a sua história, reafirmar a importância da liberdade de ensino e renovar o compromisso do Parlamento com a educação inclusiva, de qualidade e voltada à formação integral da pessoa humana. Vida longa para a Anec! Façam como a Rede Globo, já se preparem para os cem, não é? (Risos.) (Palmas.)
Já vamos nos preparar para os cem.
Muito obrigada.
Solicito à Secretaria-Geral da Mesa a exibição de um vídeo institucional.
(Procede-se à exibição de vídeo institucional.) (Palmas.)