Discurso proferido da Presidência durante a 44ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destina a celebrar os 25 anos de fundação da Escola de Teatro Bolshoi de Joinville/SC.

Autor
Ivete da Silveira (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Ivete Marli Appel da Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência
Resumo por assunto
Cultura, Educação, Homenagem:
  • Sessão especial destina a celebrar os 25 anos de fundação da Escola de Teatro Bolshoi de Joinville/SC.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2025 - Página 13
Assuntos
Política Social > Cultura
Política Social > Educação
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESCOLA, TEATRO, BALE, JOINVILLE (SC), ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA.
  • COMENTARIO, LEGADO, COMPANHIA, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, ELOGIO, EX-PREFEITO, EX-GOVERNADOR, EX-SENADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), LUIS HENRIQUE DA SILVEIRA, INSTALAÇÃO, ESCOLA, EFEITO, EDUCAÇÃO, DANÇA, CULTURA, REGISTRO, APOIO, GOVERNO FEDERAL, PREFEITURA, JOINVILLE (SC).

    A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC. Para discursar - Presidente.) – Senhoras e senhores, hoje celebramos os 25 anos de fundação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, Santa Catarina. Constitui motivo de muito orgulho para o Brasil sediar a única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Fundado em 1776, o Bolshoi, que funciona em Moscou, é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pelas Nações Unidas. O Bolshoi no Brasil foi fundado em 15 de março do ano de 2000 e se insere no âmbito da cooperação bilateral entre dois países irmãos, Brasil e Rússia, em prol do desenvolvimento social e cultural dos nossos povos.

    Cabe aqui ressaltar o papel fundamental desempenhado pelo então Prefeito de Joinville, nosso saudoso ex-Senador Luiz Henrique da Silveira, que em 1996 conseguiu que aquele município catarinense fosse incluído na turnê que o Bolshoi realizava pelo Brasil. A apresentação foi um grande sucesso. Isso resultou em entendimentos que culminaram com a inauguração da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville.

    A exitosa presença do Bolshoi no Brasil, nesses 25 anos, representa prova incontestável de que a educação e a cultura constituem poderosos instrumentos para a construção da paz, do desenvolvimento e da cooperação fraterna entre os povos. O Teatro Bolshoi no Brasil não oferece apenas um ensino de excelência em dança. As alunas e alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

    Além do ensino gratuito, seus alunos recebem diversos outros benefícios, tais como alimentação, transporte, uniformes, figurinos e assistência social, odontológica, médica e nutricional.

    E isso só é possível graças ao apoio oferecido pelo Governo Federal, pelo Governo de Santa Catarina, pela Prefeitura de Joinville, por empresas parceiras e pela comunidade joinvilense.

    Vale destacar ainda que a Escola Bolshoi investe em parcerias voltadas a ações socioeducativas e culturais e, por meio de programas e projetos, insere a comunidade local no mundo das artes.

    Nesses 25 anos de Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, ela é um sucesso consagrado e já formou quase 500 bailarinos, que hoje atuam nas melhores companhias de dança do Brasil e do mundo.

    Ao realizar a presente sessão especial, o Senado da República reconhece a importância, o significado e a grandeza do trabalho realizado pelo Teatro Bolshoi no Brasil.

    Parabéns a todos que contribuem e contribuíram para esse grandioso projeto de cooperação entre os povos do Brasil e da Rússia.

    Considero que a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é uma escola para a vida.

    Meu muito obrigada. (Palmas.)

    Solicito à Secretaria-Geral da Mesa a exibição de um vídeo institucional.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC) – Com muito prazer, cito a presença do Sr. Embaixador da República de Belarus, Andrei Andreev; como também do Sr. Embaixador da República de El Salvador, Luis Alberto Aparicio Bermúdez; do Sr. Deputado Federal Cobalchini; como também – chegou agora – do nosso Senador Esperidião Amin; e da Prefeita do Município de São Martinho, no Estado de Santa Catarina, Anelise Wiemes.

    Neste momento, concedo a palavra ao Sr. Alexey Labetskiy, Embaixador da Rússia no Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2025 - Página 13