Pronunciamento de Esperidião Amin em 20/05/2025
Discurso durante a 44ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão especial destina a celebrar os 25 anos de fundação da Escola de Teatro Bolshoi de Joinville/SC.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Cultura,
Educação,
Homenagem:
- Sessão especial destina a celebrar os 25 anos de fundação da Escola de Teatro Bolshoi de Joinville/SC.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/05/2025 - Página 14
- Assuntos
- Política Social > Cultura
- Política Social > Educação
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESCOLA, TEATRO, BALE, JOINVILLE (SC), ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA.
- ELOGIO, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, DOMINIO, LINGUA PORTUGUESA, HOMENAGEM POSTUMA, EX-GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA, INSTALAÇÃO, ESCOLA, ATIVIDADE ARTISTICA, EFEITO, CULTURA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Para discursar.) – Bom dia a todos.
Agradeço, profundamente sensibilizado, Senadora Ivete, pela possibilidade de aqui externar meu pensamento a respeito dessa sua iniciativa. Como a senhora sabe, hoje nós temos algumas Comissões. Eu mesmo fiz agora uma série de indagações ao Ministro das Relações Exteriores e vou ter que voltar para a Comissão de Relações Exteriores.
Quero saudar, portanto, V. Exa. pela feliz iniciativa. Quero saudar o Sr. Embaixador da Rússia e dizer que, desde 15 de março, quando o senhor fez uma belíssima locução lá na celebração dos 25 anos, o seu português melhorou ainda mais. Então, vou pedir uma salva de palmas, porque ele nos surpreendeu. (Palmas.)
Até o Deputado Cobalchini acha que o senhor fez um estágio em Caçador, já está falando até com o sotaque do oeste de Santa Catarina. Meus cumprimentos sinceros.
Quero cumprimentar a nossa querida Vânia de Oliveira Franco, que representa aqui o Governador e o Governo do Estado de Santa Catarina; o nosso querido amigo Dr. Valdir Steglich, que está sempre criando mais saldo positivo na sua conta lá junto ao Criador para ter um julgamento festivo pela sua extraordinária contribuição na condução, com inteligência, com persistência e com criatividade, da Escola do Teatro Bolshoi de Joinville; quero saudar, igualmente, os demais representantes, na pessoa de Pavel Kazarian, e os demais integrantes da nossa mesa; cumprimento os Srs. Embaixadores e as nossas Prefeitas aqui presentes.
Quero dizer, em duas palavras, o seguinte: acho que o sonho do ex-Governador – seu esposo, Senadora Ivete –, o sonho de Luiz Henrique da Silveira hoje celebra e é celebrado. É uma realidade, é motivo de orgulho para Santa Catarina sediar, de maneira singular, uma escola de teatro, o Teatro Bolshoi em Santa Catarina e em Joinville. E cada talento que se firma e se apresenta aos nossos olhos, ao nosso coração, à nossa sensibilidade é um fruto especialíssimo, inigualável e único, que a todos nós faz chegar a emoção, a sensibilidade e torna melhor o nosso nível, a nossa qualidade de vida.
Portanto, receba, Senadora Ivete, aqui a minha manifestação muito sincera de aplauso por esta sessão e, acima de tudo, pelo que ela representa para divulgar, como um ideal de ética e de elevação das potencialidades do ser humano, este evento e a escola que hoje nós homenageamos. Parabéns!
E acho que cada um de nós sai aqui com a missão de veicular o sentimento com que nós estamos neste momento, recebendo como emoção.
Muito obrigado. (Palmas.)