Discurso durante a 44ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destina a celebrar os 25 anos de fundação da Escola de Teatro Bolshoi de Joinville/SC.

Autor
Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Seif Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Cultura, Educação, Homenagem:
  • Sessão especial destina a celebrar os 25 anos de fundação da Escola de Teatro Bolshoi de Joinville/SC.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2025 - Página 18
Assuntos
Política Social > Cultura
Política Social > Educação
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESCOLA, TEATRO, BALE, JOINVILLE (SC), ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA.
  • REGISTRO, TRANSFORMAÇÃO, ESCOLA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ATIVIDADE ARTISTICA, CIDADÃO, OFERTA, BOLSA DE ESTUDO, COMENTARIO, NATUREZA CULTURAL, PROJETO, PROMOÇÃO, BRASIL, AMBITO INTERNACIONAL.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para discursar.) – Sra. Presidente Senadora Ivete; senhoras e senhores presentes; querida Vânia, minha amiga; Sr. Embaixador Alexey Labetskiy – é isso? –; Sr. Presidente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich; e Diretor-Geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian; primeiro eu quero, Senadora, parabenizar a senhora por essa proposição.

    Sem dúvida nenhuma, a Escola Bolshoi é um orgulho catarinense. Nós sabemos... Quem não é de Santa Catarina sabe que nós chamamos Joinville de a Cidade dos Príncipes e das Princesas. Nós temos hoje a honra, aqui no Plenário, de termos uma princesa que representa tão bem nossa Santa Catarina e nossa Escola Bolshoi.

    Eu tenho algumas palavras para mencionar.

    Sra. Presidente, Srs. Senadores e Sras. Senadoras, visitantes, todos que nos acompanham pela TV Senado, hoje este Plenário se enche de orgulho ao receber representantes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que celebra seus 25 anos de existência. Fundada em 15 de março de 2000, em Joinville, Santa Catarina, é a única filial do renomado Teatro Bolshoi fora da Rússia.

    Com uma missão que vai além da formação artística, a Escola Bolshoi transforma vidas por meio da arte e da educação. Atualmente, atende 240 alunos, provenientes de 22 estados brasileiros, oferecendo 100% de bolsas de estudo que incluem alimentação, transportes, uniformes, assistência médica e apoio pedagógico. Ao longo de sua trajetória, a escola já formou quase 500 bailarinos, com 74% atuando profissionalmente no Brasil e também no mundo.

    E esse sucesso é resultado de um trabalho sério que alinha excelência técnica à responsabilidade social. A presença da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil é motivo de grande orgulho para todos nós, catarinenses e brasileiros; representa o poder transformador da cultura e do compromisso com a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.

    Parabéns à Escola Bolshoi, aos seus alunos, professores e colaboradores por esses 25 anos de dedicação e excelência, que continuam inspirando gerações e elevando o nome do Brasil no cenário artístico mundial. Muito orgulho de vocês. Parabéns! Deus os abençoe. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2025 - Página 18