Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de participação de S. Exa. em audiência pública com o Ministro dos Transportes, Sr. Renan Filho. Apelo à pavimentação da BR-319 para integração da Amazônia. Destaque para a importância da ligação do Estado de Roraima com a República Cooperativa da Guiana como futuro corredor logístico. Pedido de obras em trechos das BRs 174 e 432, para melhoria da infraestrutura e segurança rodoviária.

Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Comércio, Infraestrutura, Relações Internacionais, Viação e Transportes:
  • Registro de participação de S. Exa. em audiência pública com o Ministro dos Transportes, Sr. Renan Filho. Apelo à pavimentação da BR-319 para integração da Amazônia. Destaque para a importância da ligação do Estado de Roraima com a República Cooperativa da Guiana como futuro corredor logístico. Pedido de obras em trechos das BRs 174 e 432, para melhoria da infraestrutura e segurança rodoviária.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2025 - Página 55
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Comércio
Infraestrutura
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Infraestrutura > Viação e Transportes
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA PUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES E DAS COMUNICAÇÕES, RENAN FILHO, PEDIDO, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, INTEGRAÇÃO, AMAZONIA, DESTAQUE, IMPORTANCIA, LIGAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), PAIS ESTRANGEIRO, GUIANA, CORREDOR DE EXPORTAÇÃO, LOGISTICA, SOLICITAÇÃO, OBRA CIVIL, TRECHO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, SEGURANÇA.

    O SR. CHICO RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR. Para discursar.) – Sr. Presidente Humberto Costa, meus colegas Senadores e Senadoras, eu obviamente gostaria de fazer um registro hoje da audiência pública com o Ministro dos Transportes Renan Filho, que foi realmente uma audiência pública extremamente proveitosa, e proveitosa para todo o Brasil.

    Primeiro, pela capacidade do Ministro Renan Filho. O Ministro Renan Filho, hoje, é um dos ministros mais bem avaliados do Governo do Presidente Lula. O Ministro Renan Filho mostrou, num perfil, com uma precisão, eu diria, cirúrgica, qual é a verdadeira situação das rodovias e ferrovias no Brasil e dos investimentos, desde projetos de recuperação de rodovias até a construção e a expansão de novas rodovias no Brasil.

    E isso aí, para nós, é muito importante, porque, Sr. Presidente, primeiro, no conjunto das Sras. e Srs. Senadores, mostra a evolução nos últimos dois anos desse projeto de Governo que tem melhorado expressivamente a condição de tráfego em nossas rodovias federais, principalmente. Segundo, obviamente importante para o meu estado, importante para a Amazônia é a questão das ligações rodoviárias com a BR-319, que vem se arrastando ao longo de muitos anos por conta das questões ambientais, mas, ao mesmo tempo, o que nós, na verdade, cobramos, é exatamente que essa rodovia, que é fundamental para a integração da Amazônia, que é impedida muitas vezes pelas ações perversas do Ministério do Meio Ambiente – e aqui, leia-se, porque não poderia, na verdade, excluir, porque tem atrapalhado o desenvolvimento da Amazônia, da Ministra Marina Silva, que teima ainda em dizer que aquela rodovia não pode ser asfaltada, baseada em argumentos ambientalistas que não resolvem absolutamente nada, quando é uma rodovia aberta já há mais de 30 anos... Essa rodovia é fundamental para a integração da Amazônia.

    Depois, uma notícia importante para o meu estado, uma notícia importante para o Brasil, que é a integração rodoviária do meu estado, o Estado de Roraima, com a República Cooperativa da Guiana, ligando a nossa fronteira, Bonfim e Lethem, a Georgetown, que será o futuro corredor de exportação para os produtos amazônicos e, obviamente, com a importação de insumos estratégicos para promover o desenvolvimento da Região Amazônica.

    Terceiro, mais uma informação do nosso Ministro Renan Filho: de uma forma muito clara, nesses pontos, ele mostrou exatamente, não como promessa, mas como resultado e exequível, por exemplo, o asfaltamento do km 100, no Município do Bonfim, até o Município de Normandia, que é um pleito histórico, uma demanda histórica necessária para que se possa integrar outros polos que serão polos de exportação para o Caribe, para a Ásia, para a Europa e para o mundo – por que não dizer? –, com a interligação da nossa fronteira com Lethem, com Linden e com Georgetown, capital da Guiana. Portanto, são ligações importantes.

    E, ainda mais, nós pedimos ao Ministro que, o mais rápido possível, o Dnit tomasse a iniciativa de executar os acostamentos. São 45km na BR-174 e 35km na BR-432, facilitando, dando segurança, levando mais conforto e, obviamente, concluindo definitivamente esses trechos rodoviários federais.

    Portanto, eu não poderia deixar de fazer esse registro e dizer que o Ministro Renan Filho é um quadro político importante no Brasil – anotem: é um quadro político importantíssimo no Brasil. Como economista, tem uma visão de país e mostrou ali, para as Sras. e os Srs. Senadores que participaram daquela audiência pública, a sua capacidade de entregar resultados ao Governo Federal e de o Governo Federal, obviamente, entregar resultados para a população brasileira.

    As nossas rodovias estão se expandindo, estão melhorando de qualidade e estão sendo privatizadas. Na verdade, as ferrovias se expandem também. Isso aí é muito positivo para o Brasil, porque nós, por enquanto, ainda somos um país quase que rodoviário. Nós precisamos, a exemplo da Europa, a exemplo dos Estados Unidos e de outros países desenvolvidos, fazer com que as ferrovias se expandam para, na verdade, promoverem, o mais rapidamente possível, a inserção do Brasil entre as três ou quatro maiores nações do planeta.

    Fico muito satisfeito com essa audiência. Saí de lá extremamente feliz, Sr. Presidente, porque vi na franqueza do Ministro, mas, acima de tudo, na entrega dos resultados das nossas ferrovias, um compromisso enorme com o Brasil.

    Portanto, tenho certeza de que, até o final do próximo ano, 2026, nós haveremos de ver grande parte daqueles projetos que estão hoje em execução serem concluídos e dando, obviamente, uma capacidade de deslocamento, um menor custo no frete, um menor custo para a população brasileira, fazendo com que essa infraestrutura que está sendo desenvolvida através do Ministério dos Transportes possa, na verdade, dar o grande salto que o Brasil merece.

    Presidente, era esse o registro que eu gostaria de fazer aqui hoje. Gostaria que fosse divulgado exaustivamente nos veículos de comunicação da nossa Casa.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2025 - Página 55