Pronunciamento de Esperidião Amin em 21/05/2025
Pela ordem durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Saudação a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores catarinenses presentes na Marcha dos Prefeitos, com menções especiais àqueles provenientes de São Pedro de Alcântara e Arroio Trinta.
Pela ordem sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 12, de 2022, que "Altera a Constituição Federal para determinar a inelegibilidade para o mesmo cargo dos chefes do Poder Executivo no período subsequente e definir seus mandatos em cinco anos”.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Governo Municipal,
Homenagem:
- Saudação a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores catarinenses presentes na Marcha dos Prefeitos, com menções especiais àqueles provenientes de São Pedro de Alcântara e Arroio Trinta.
-
Direitos Políticos,
Eleições:
- Pela ordem sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 12, de 2022, que "Altera a Constituição Federal para determinar a inelegibilidade para o mesmo cargo dos chefes do Poder Executivo no período subsequente e definir seus mandatos em cinco anos”.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/05/2025 - Página 47
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Governo Municipal
- Honorífico > Homenagem
- Jurídico > Direitos e Garantias > Direitos Políticos
- Jurídico > Direito Eleitoral > Eleições
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- HOMENAGEM, MARCHA, PREFEITO, VICE-PREFEITO, VEREADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, SÃO PEDRO DE ALCANTARA (SC), ARROIO TRINTA (SC).
- PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), ALTERAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, PROIBIÇÃO, REELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADOR, PREFEITO, SUCESSOR, AUMENTO, PERIODO, MANDATO ELETIVO.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Pela ordem.) – Muito obrigado, Presidente.
Em primeiro lugar, eu quero cumprimentar a Senadora Teresa Leitão, porque de alguma maneira eu dei uma modestíssima contribuição para o seu pronunciamento, pelo menos no relógio tentei dar, pelo menos. Então, valeu a intenção.
Os meus cumprimentos à senhora, sempre uma Senadora dedicada e estudiosa. Nem sempre eu consigo compreender tudo o que ela pensa, mas, quando compreendo, geralmente há uma grande convergência que me alegra muito.
Presidente, como o senhor sabe, nós estamos vivendo a Marcha dos Prefeitos, sempre acompanhados pela causa municipalista, Vice-Prefeitos e Vereadores.
Eu vou tentar aqui, num exercício de imaginação e de informação... Vou começar pela Prefeita. Eu sou de Santa Catarina, um estado feminino. Então, eu jamais vou começar pelos marmanjos.
Então, eu queria saudar a presença da Prefeita de Bom Retiro. Queria saudar a presença do Prefeito de Criciúma, do Prefeito de São Pedro de Alcântara, a primeira cidade de ascendência germânica de Santa Catarina, prestes a completar 200 anos daqui a quatro anos. É o berço, praticamente, da colonização alemã no nosso estado. E a presença – aí vocês me ajudem – do Walter Manfroi, que lidera um consórcio muito importante para o turismo da região serrana da Serra Catarinense.
O Prefeito de Treze Tílias não está aí? (Pausa.)
Como não entrou? (Pausa.)
Então, está a Vice-Prefeita de Treze Tílias.
Eu bem que falei para ele: gravata preta e camisa preta, eles vão achar que tu não estás engravatado. (Risos.)
Mas quero saudar, portanto, a Verônica, de Treze Tílias, e os Vereadores aqui presentes, a começar pelos Vereadores Nahim, meu amigo de correspondência; o Nivaldo; a Presidente da Câmara, a nossa Terezinha Kuhn; a Janice; o Leonardo; e o Ricardo.
São Pedro eu acertei? (Pausa.)
Eu não posso errar, Presidente, porque a minha esposa, a Angela, é Schimitt Heinzen, totalmente originária, cinco gerações atrás, da colonização de São Pedro de Alcântara.
O Vice-Prefeito Luciano e o administrador do nosso Hospital Santa Teresa, o Samuel.
Errei? Esqueci? (Pausa.)
Nossa Vice-Prefeita de Arroio Trinta, a Raquel, a cidade mais italiana de Santa Catarina. E mais italiana do sul do Estado, Prefeito. A maior parte, migrantes de Urussanga e região, que foram... De Azambuja, da sua região, da região sul do estado, a maior parte Vêneto. Inclusive, o primeiro Marini que aparece no livro da Nelma Baldin. Eu sou Marini por parte de mãe e o nome deste imigrante está lá na página 94 da 2ª edição do livro – da 2ª edição do livro. O nome dele é inesquecível: Felice Marini.
Então, eu queria agradecer ao senhor, à paciência do meu amigo Eduardo Girão, que hoje ficou satisfeito, porque ele construiu, Presidente, a emenda, a PEC Kajuru Nasser. Eu vou preferir falar Nasser. Ele vai preferir falar Kajuru, mas é a mesma pessoa, o nosso Jorge Kajuru Nasser.
Muito obrigado, Presidente.