Pronunciamento de Chico Rodrigues em 21/05/2025
Presidência durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogio à atuação da missão humanitária dos Senadores Eduardo Girão, Damares Alves e Magno Malta, em visita à Argentina, a fim de inspecionar a carceragem de brasileiros que solicitaram asilo político.
Defesa da atuação do Ministro do STF Alexandre de Moraes. Defesa de que o Tribunal permita visitas parlamentares e familiares aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
- Autor
- Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
- Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Direitos Humanos e Minorias,
Relações Internacionais:
- Elogio à atuação da missão humanitária dos Senadores Eduardo Girão, Damares Alves e Magno Malta, em visita à Argentina, a fim de inspecionar a carceragem de brasileiros que solicitaram asilo político.
-
Atuação do Judiciário,
Direitos Humanos e Minorias,
Direitos Políticos:
- Defesa da atuação do Ministro do STF Alexandre de Moraes. Defesa de que o Tribunal permita visitas parlamentares e familiares aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/05/2025 - Página 51
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Jurídico > Direitos e Garantias > Direitos Políticos
- Indexação
-
- ELOGIO, ATUAÇÃO, COMITIVA OFICIAL, SENADOR, EDUARDO GIRÃO, DAMARES ALVES, MAGNO MALTA, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, INSPEÇÃO, PRISÃO, BRASILEIROS, REQUERIMENTO, ASILO POLITICO.
- DEFESA, ATUAÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ALEXANDRE DE MORAES, SOLICITAÇÃO, AUTORIZAÇÃO, VISITA, PARLAMENTAR, PRESO, ATO, JANEIRO, DEPREDAÇÃO, PATRIMONIO PUBLICO, SEDE, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, JUDICIARIO.
O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Nobre Senador Eduardo Girão, V. Exa. fez um pronunciamento muito claro sobre essa viagem que fizeram os Senadores à Argentina, para ver a situação dos presos brasileiros naquele país amigo – a Argentina é um país amigo, irmão.
De qualquer forma, esse apoio humanitário que V. Exa., juntamente com a Senadora Damares e o Senador Magno Malta tiveram a oportunidade de fazer mostra, inclusive, esse sentimento humano, esse lado humano que vocês demonstram para a população brasileira, procurando, inclusive, mitigar os efeitos dessas prisões que, como V. Exa. falou, têm realmente algumas situações que precisam ser corrigidas e haver a interferência, inclusive, também do Ministério das Relações Exteriores do nosso país.
E apenas quero deixar aqui um comentário, um simples comentário em relação à visita aos presos de 8 de janeiro. Eu acho que o Ministro Alexandre de Moraes está cumprindo o seu papel. Ele está, obviamente, como Ministro do Supremo Tribunal Federal, tomando as decisões que, eventualmente, de forma legal, entende que tem que se serem tomadas, mas nós achamos que não tinha nenhum mal conceder aos Parlamentares, aos familiares a visita a esses presos, porque, de qualquer forma, eles estão presos mesmo. A presença da família ou a presença de algum Parlamentar ali é exatamente como se fosse uma força moral, para ouvir, chegar próximo dessas pessoas – muitos deles, que não têm culpa de nada e estão ali em desespero; a gente imagina como estão.
Ninguém aqui é favorável a perdoar quem tem pecado. Aqui nós não somos nenhum fariseu para dizer que têm que ser soltos todos, etc.; mas com esse lado humano, esse sentimento, além do sentimento jurídico, do saber jurídico do Ministro, ele faria um gesto muito grande para a população brasileira, ao conceder a visita – em blocos, talvez – a esses que, na verdade, inclusive Parlamentares, têm o desejo de ir até esses presos do 8 de janeiro.
Apenas uma observação. Estou falando como cidadão apenas. Acho que daria um distensionamento muito grande na população brasileira.
Não havendo oradores inscritos, suspendemos a sessão deliberativa, que será reaberta para apreciação de matérias constantes na Ordem do Dia.
Fica, portanto, suspensa a presente sessão.
(A sessão é suspensa às 15 horas e 21 minutos e reaberta às 16 horas e 38 minutos, sob a Presidência do Sr. Davi Alcolumbre, Presidente.)