Pela ordem durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a suposta condenação do Ministro do STF Alexandre de Moraes pela União Interparlamentar (UIP), órgão ligado à Organização das Nações Unidades (ONU), por violação de direitos humanos contra S.Exª.

Autor
Marcos do Val (PODEMOS - Podemos/ES)
Nome completo: Marcos Ribeiro do Val
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário, Direitos Humanos e Minorias, Relações Internacionais:
  • Considerações sobre a suposta condenação do Ministro do STF Alexandre de Moraes pela União Interparlamentar (UIP), órgão ligado à Organização das Nações Unidades (ONU), por violação de direitos humanos contra S.Exª.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2025 - Página 59
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Indexação
  • REGISTRO, UNIÃO INTERPARLAMENTAR (UIP), ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), CONDENAÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ALEXANDRE DE MORAES, VIOLAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS, ORADOR, COMENTARIO, PERSEGUIÇÃO, NATUREZA POLITICA.

    O SR. MARCOS DO VAL (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - ES. Pela ordem.) – Obrigado, Presidente.

    Só queria informar a todos os Senadores aqui presentes que um órgão internacional ligado à ONU, a União Interparlamentar – que existe desde 1800, com vários prêmios Nobel da Paz –, condenou o Ministro Alexandre de Moraes por vários crimes de violações de direitos humanos contra o Senador Marcos do Val. Condenado.

    Essa comissão virá ao Brasil, não com data ainda marcada, para saber se o Senador Marcos do Val continua sofrendo perseguição política.

    E eu já digo a todos que sim, continuo sendo um perseguido político. E foram cinco crimes que essa corte julgou e condenou de forma unânime, com 181 representantes de países; 181 países de forma unânime condenaram Alexandre de Moraes por perseguição política, que é um crime contra a humanidade.

    E estão aqui a violação da minha liberdade de ir e vir por conta da apreensão do passaporte, a suspensão do meu salário, sem o meu direito ao devido processo legal, a violação à Constituição, está aqui discriminado um por um. Para quem quiser ver, é público, está no site do órgão. Pode entrar no site que está lá a condenação.

    Esse órgão é ligado à ONU, e já está sendo entregue todo o material e essa decisão para a ONU. Essa comissão está para vir ao Brasil a qualquer momento.

    Então eu queria passar para todos vocês que o Ministro Alexandre de Moraes já começou a ser condenado por um órgão internacional.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2025 - Página 59